Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaJeep

Jeep Gladiator sem rivais para encarar trilhas mais difíceis

por Fernando Calmon 12/08/2022
por Fernando Calmon 12/08/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Jeep Gladiator

Foto: Divulgação/Jeep

O mercado brasileiro de picapes não é o maior do mundo, mas aqui há variações para todos os gostos. A compacta Strada manteve-se como o veículo leve mais vendido no primeiro semestre do ano por uma série de fatores, entre estes a adequação ao exigido pelos compradores e um fluxo de produção pouco prejudicado.

Na outra ponta, a das picapes importadas pesadas, a Ram comprova que existe uma demanda limitada pelo preço, mas atende tanto a quem deseja ter um veículo diferente quanto a quem prosperou com o agronegócio. Por isso Ford F-100 e Chevrolet Silverado serão importadas em 2023.

A Jeep, no entanto, saiu na frente com a estreia da Gladiator, picape para quem gosta de trilhas pesadas e tem bastantes recursos financeiros. Chega na versão única Rubicon por R$ 499.990 (São Paulo, R$ 515.913) apenas com motor 3,6-L, V-6, gasolina, de 284 cv e 35,4 kgf.m, associado ao câmbio automático de oito marchas. A marca a define como “primeira picape parcialmente conversível do mundo” pela possibilidade de remover o teto, além de rebater o para-brisa e até retirar as portas para quem gosta de estar bem perto da natureza.

No entanto para rodar em ruas e estradas é necessário ter o para-brisa na posição original, usar portas tubulares e espelho retrovisor fixável na coluna dianteira. Esse kit faz parte de acessórios vendidos à parte, como no Wrangler. No interior a central multimídia reproduz imagens da câmera frontal com linhas de grade para mostrar o caminho à frente dos pneus, incluindo lavador integrado.

Jeep Gladiator

Foto: Divulgação/Jeep

A distância entre eixos de 3,49 m garante espaço de sobra para quem viaja no banco traseiro. O visual externo um tanto bruto é dominado pelos 5,59 m de comprimento e uma caçamba relativamente pequena de 1.000 litros. Carrega só 654 kg – menos do que uma Fiat Strada Endurance. Ponto forte está na capacidade de reboque acima de três toneladas, ideal para tracionar trailers.

O que garante seu bom desempenho no uso fora de estrada e enfrentar desafios para valer são os bons ângulos de ataque (43°), de rampa (20°) e saída (26°), além dos 27 cm de vão livre em relação ao solo. Para superar obstáculos, a Gladiator tem tração nas quatro rodas com bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro, caixa de redução de 4:1 e barra antirrolagem dianteira com desacoplamento eletrônico para ampliar o curso da suspensão em até 30% fundamental em situações mais difíceis.

Polo 2023 terá faróis de LED matriciais

VW Polo

Foto: Divulgação/VW

Previsto para iniciar vendas entre outubro e novembro, o Polo terá como principal novidade os faróis de LED de série desde a versão básica (com motor de 1 litro turbo um pouco mais potente do que o descontinuado up!), uma exclusividade entre os hatches compactos fabricados no Brasil. DRL (luzes de rodagem diurna) também serão em LED, mas as lanternas não foram citadas pela VW.

Em comparação ao tradicional sistema de lâmpadas halógenas o fluxo luminoso é 50% maior e alcança mais de 130 metros (85% superior). Durabilidade 25 vezes maior indica que não precisará de troca ao longo da vida útil do carro, além de proporcionar uma pequena redução de consumo de combustível e por conseguinte na emissão de CO2.

A empresa deu um passo à frente na versão esportivada GTS (motor 1,4-L TSI) com faróis de LED matriciais batizados de IQ. Light Matrix. Inclui câmera frontal no para-brisa, sensor na grade, dois canhões de luz e DRL duplo, sistema encontrado apenas em carros de categoria superior. Os faróis altos detectam o veículo à frente e no sentido oposto, apagando e acendendo diferentes trechos iluminados para não incomodar ou ofuscar outros motoristas.

Trata-se de evolução importante do sistema usado no Taos e em outros modelos que ao avistar um carro à frente apenas comuta faróis altos e baixos automaticamente.

Alta roda

Produção brasileira de veículos leves e pesados reagiu em julho e foi a maior do ano (219.000 unidades), apesar das paradas técnicas por falta de componentes. Ainda assim, no acumulado de 2022 ficou 0,2% menor que os sete primeiros meses de 2021. As vendas (nacionais e importados) com média diária de 7.900 unidades foram as melhores deste ano, embora concentradas na entrega para locadoras. Anfavea prevê que a produção reagirá mais rápido do que o esperado pois as exportações continuam a crescer graças à desvalorização do real. O principal cliente, a Argentina, mantém-se uma incógnita nos próximos meses.

Situação de oferta no mercado interno permanece pressionada. Estoques totais subiram de 24 para 25 dias (10 dias menos do que o normal) e concentrados em modelos de maior valor agregado. Juros altos e crédito seletivo são obstáculos. Houve inversão no mix de vendas: 65% à vista e 35% financiadas. Em 2020 o cenário era de 20% à vista e 80% no crediário. Para a comercialização este ano igualar 2021 exigiria que o volume de veículos leves e pesados vendidos mensalmente passasse das 8.700 unidades diárias em média para 9.500 até dezembro.

Ressalva: no recente Brazil Classics Kia Show, em Araxá, os modelos dos anos 1980 premiados foram entre os nacionais o Alfa Romeo 2300 TI 1986, de Emanuel Sweibil e dos importados o Lamborghini Countach 1989, de Erick Freitas.

GladiatorJeepoff roadPicape
Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

Anterior
Volkswagen terá atrações interativas no Rock in Rio 2022
Próximo
São Paulo reencontra o caminho das vitórias

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência