Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FordIndustria Automobilistica

Ford apresenta novas tecnologias e mostra Mustang Mach-E, em testes no Brasil

por Wandick Donett 11/08/2022
por Wandick Donett 11/08/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Mustang Mach-E e E-Transit

Mustang Mach-E e E-Transit (Foto: Divulgação/Ford)

A Ford colocou o doce na boca das crianças e foi ousada. Era para ser um evento para apresentar como o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford está se preparando para o futuro da mobilidade. Mas uma surpresinha no final do evento, deixou a imprensa enlouquecida com a novidade. É aqui no Brasil que a Ford está fazendo os testes para o lançamento do Mustang Mach-E. O icônico cupê superesportivo mais vendido no mundo também vai se tornar elétrico. Ainda não há prazo de lançamento, mas é provável que seja em 2023, apesar de mera especulação no segmento automotivo.

Mas fato é que o veículo eletrificado global está passando por todos os testes nas pistas do campo de provas de Tatuí, no interior de São Paulo. É  a única da América Latina com  estrutura completa para desenvolvimento e testes automotivos integrada a um time de engenharia local. Assim como ocorreu antes do lançamento do Bronco Sport, a equipe brasileira está fazendo todas as análises técnicas de performance para ajustes na finalização do produto.

O Centro de Tatuí está se equipando para testar veículos autônomos. Estão  previstos investimentos para digitalização da operação, sensoreamento de pistas e instalação de antena 5G. O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí é um dos sete da Ford no mundo, ao lado dos existentes nos Estados Unidos (três), na Europa, Austrália e China. Sua estrutura de padrão mundial permite testar veículos para o Brasil e  também para outras regiões, como Estados Unidos, China e Europa, reproduzindo  as condições e os desafios desses locais a partir da correlação de pistas.

O local está preparado para realizar mais de 440 tipos de testes, como  avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação. Desde o início das atividades, mais de 250 milhões de quilômetros já  foram rodados nas suas pistas, o equivalente a mais de seis voltas ao redor da  Terra.

Ford Mustang

Laboratório de emissões (Foto: Divulgação/Ford)

Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças (Teardown),  dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de  suspensão (4Poster) são equipados para realizar mais de 400 testes, atendendo a  legislações e normas nacionais e regionais.

O Centro de Tatuí possui pistas e laboratórios  que atendem a padrões e exigências mundiais. Nessa nova fase, a operação passa  a adotar um nível superior de digitalização, que é fundamental para o  desenvolvimento de veículos conectados, elétricos e autônomos, incluindo a  instalação de antena 5G e sensoreamento das pistas para comunicação com os  sistemas de direção autônoma. Essa mudança se reflete também no novo nome da  unidade – Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí –, que até então era  conhecida como Campo de Provas.

Ford

Ruídos de passagem (Foto: Divulgação/Ford)

Os profissionais do Centro de Tatuí atuam no desenvolvimento, testes,  validações e homologações dos modelos do portfólio atual, tanto para o Brasil  quanto para a América do Sul, além de participar de projetos globais, incluindo  tecnologias da mobilidade do futuro que ainda chegarão às ruas.

Aliando infraestrutura de ponta ao capital humano qualificado, a Ford identificou uma oportunidade de negócio e expandiu a atuação da unidade, que iniciou a prestação de serviços para outras empresas, tanto da área automotiva  como de outros setores, o que diferencia o papel do Centro de Tatuí dos demais centros de testes presentes na região.

Com a recente expansão, a área de desenvolvimento do produto da Ford no Brasil conta, hoje, com um time de 1.500 profissionais e tem a expectativa de gerar  uma receita de R$ 500 milhões em 2022 com a exportação de serviços de  engenharia para mercados globais.

A Ford anunciou investimentos globais em eletrificação de US$ 50 bilhões até 2026 e projeta que 50% das suas vendas sejam de veículos elétricos até 2030. Tanto o Mach-E quanto a E-Transit são sucessos globais de vendas. Na  América do Norte, eles ajudaram a Ford a crescer o triplo do segmento de veículos  elétricos em julho e a E-Transit é dona de 95% das vendas de vans elétricas.

Ford Bronco

Pistas especiais em Tatuí (Foto: Divulgação/Ford)

“Esses modelos estão sendo testados aqui em Tatuí, no Brasil, com o objetivo de avaliar o  seu comportamento na região da América do Sul e relação com as características  dos nossos consumidores”, diz Rogelio Golfarb. O executivo destaca que não se trata de um anúncio de lançamento desses  modelos no Brasil, mas reforça o papel de Tatuí no futuro da mobilidade, testando os produtos mais icônicos da marca.

O Centro de Tatuí ocupa uma área total de 4,66 milhões de m², dos quais 3,63 milhões de m² são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e mais  de 360 espécies de animais.

E foi nessas pistas que o Portal Carsughi pode testar todas as tecnologias on e off-road de alguns dos veículos do Grupo Ford, a saber, Bronco, Ranger FX4 e o Mustang. Seus 40 km de pistas de terra e 20 km de pistas  pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso  e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos,  tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação.  A Ford realmente não produz mais carros no Brasil, mas testa todos eles aqui. É pelo que conhecemos, é atualmente o melhor centro de testes automotivos. Se tem outro melhor está bem escondido ou ainda não nos foi apresentado.

elétricoeletrificaçãoFordford brasilmach-eMustangpistatatuí
Wandick Donett

Wandick Donett é jornalista, com MBA em Gestão de Negócios. Já passou por vários cargos executivos em redações de Folha de São Paulo, Estadão, Revistas Playboy e Exame, Rádio CBN, Redes de TV Bandeirantes, Globonews e Globo.

Anterior
Toyota passa a oferecer carros seminovos por assinatura
Próximo
Volkswagen terá atrações interativas no Rock in Rio 2022

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência