A Ford colocou o doce na boca das crianças e foi ousada. Era para ser um evento para apresentar como o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford está se preparando para o futuro da mobilidade. Mas uma surpresinha no final do evento, deixou a imprensa enlouquecida com a novidade. É aqui no Brasil que a Ford está fazendo os testes para o lançamento do Mustang Mach-E. O icônico cupê superesportivo mais vendido no mundo também vai se tornar elétrico. Ainda não há prazo de lançamento, mas é provável que seja em 2023, apesar de mera especulação no segmento automotivo.
Mas fato é que o veículo eletrificado global está passando por todos os testes nas pistas do campo de provas de Tatuí, no interior de São Paulo. É a única da América Latina com estrutura completa para desenvolvimento e testes automotivos integrada a um time de engenharia local. Assim como ocorreu antes do lançamento do Bronco Sport, a equipe brasileira está fazendo todas as análises técnicas de performance para ajustes na finalização do produto.
O Centro de Tatuí está se equipando para testar veículos autônomos. Estão previstos investimentos para digitalização da operação, sensoreamento de pistas e instalação de antena 5G. O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí é um dos sete da Ford no mundo, ao lado dos existentes nos Estados Unidos (três), na Europa, Austrália e China. Sua estrutura de padrão mundial permite testar veículos para o Brasil e também para outras regiões, como Estados Unidos, China e Europa, reproduzindo as condições e os desafios desses locais a partir da correlação de pistas.
O local está preparado para realizar mais de 440 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação. Desde o início das atividades, mais de 250 milhões de quilômetros já foram rodados nas suas pistas, o equivalente a mais de seis voltas ao redor da Terra.
Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças (Teardown), dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão (4Poster) são equipados para realizar mais de 400 testes, atendendo a legislações e normas nacionais e regionais.
O Centro de Tatuí possui pistas e laboratórios que atendem a padrões e exigências mundiais. Nessa nova fase, a operação passa a adotar um nível superior de digitalização, que é fundamental para o desenvolvimento de veículos conectados, elétricos e autônomos, incluindo a instalação de antena 5G e sensoreamento das pistas para comunicação com os sistemas de direção autônoma. Essa mudança se reflete também no novo nome da unidade – Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí –, que até então era conhecida como Campo de Provas.
Os profissionais do Centro de Tatuí atuam no desenvolvimento, testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual, tanto para o Brasil quanto para a América do Sul, além de participar de projetos globais, incluindo tecnologias da mobilidade do futuro que ainda chegarão às ruas.
Aliando infraestrutura de ponta ao capital humano qualificado, a Ford identificou uma oportunidade de negócio e expandiu a atuação da unidade, que iniciou a prestação de serviços para outras empresas, tanto da área automotiva como de outros setores, o que diferencia o papel do Centro de Tatuí dos demais centros de testes presentes na região.
Com a recente expansão, a área de desenvolvimento do produto da Ford no Brasil conta, hoje, com um time de 1.500 profissionais e tem a expectativa de gerar uma receita de R$ 500 milhões em 2022 com a exportação de serviços de engenharia para mercados globais.
A Ford anunciou investimentos globais em eletrificação de US$ 50 bilhões até 2026 e projeta que 50% das suas vendas sejam de veículos elétricos até 2030. Tanto o Mach-E quanto a E-Transit são sucessos globais de vendas. Na América do Norte, eles ajudaram a Ford a crescer o triplo do segmento de veículos elétricos em julho e a E-Transit é dona de 95% das vendas de vans elétricas.
“Esses modelos estão sendo testados aqui em Tatuí, no Brasil, com o objetivo de avaliar o seu comportamento na região da América do Sul e relação com as características dos nossos consumidores”, diz Rogelio Golfarb. O executivo destaca que não se trata de um anúncio de lançamento desses modelos no Brasil, mas reforça o papel de Tatuí no futuro da mobilidade, testando os produtos mais icônicos da marca.
O Centro de Tatuí ocupa uma área total de 4,66 milhões de m², dos quais 3,63 milhões de m² são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e mais de 360 espécies de animais.
E foi nessas pistas que o Portal Carsughi pode testar todas as tecnologias on e off-road de alguns dos veículos do Grupo Ford, a saber, Bronco, Ranger FX4 e o Mustang. Seus 40 km de pistas de terra e 20 km de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40º de inclinação. A Ford realmente não produz mais carros no Brasil, mas testa todos eles aqui. É pelo que conhecemos, é atualmente o melhor centro de testes automotivos. Se tem outro melhor está bem escondido ou ainda não nos foi apresentado.