O mercado de pilotos da Fórmula 1 para a temporada de 2023 está aberto e pegando fogo!
Após Fernando Alonso pegar todos de surpresa ao anunciar ontem (1) sua ida para a Aston Martin em 2023 no lugar de Vettel, que se aposentará da categoria ao final dessa temporada, a Alpine fez questão de apresentar o seu line-up de pilotos para 2023 no início da tarde de hoje: segundo comunicado divulgado pela equipe, Oscar Piastri assumiria o assento de Alonso e seria companheiro de equipe de Esteban Ocon.
“Line-up de pilotos de 2023 confirmada: Esteban Ocon ? Oscar Piastri. Após quatro anos como parte da família Renault e Alpine, o piloto reserva Oscar Piastri é promovido a uma vaga ao lado de Esteban Ocon a partir de 2023”, publicou a Alpine F1 Team em suas redes sociais.
2023 driver line-up confirmed: Esteban Ocon ? Oscar Piastri
After four years as part of the Renault and Alpine family, Reserve Driver Oscar Piastri is promoted to a race seat alongside Esteban Ocon starting from 2023. pic.twitter.com/4Fvy0kaPn7
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) August 2, 2022
Porém, após a grande repercussão da notícia, o piloto australiano de 21 anos recorreu à sua página do Twitter para desmentir o comunicado da equipe: “Eu entendo que, sem o meu consentimento, a Alpine F1 divulgou um comunicado de imprensa no final da tarde de que eu serei piloto titular deles no próximo ano. Isso está errado e eu não assinei contrato com a Alpine para 2023. Não vou pilotar pela Alpine no próximo ano.”
I understand that, without my agreement, Alpine F1 have put out a press release late this afternoon that I am driving for them next year. This is wrong and I have not signed a contract with Alpine for 2023. I will not be driving for Alpine next year.
— Oscar Piastri (@OscarPiastri) August 2, 2022
Piastri atualmente faz parte da academia de jovens pilotos da Alpine e ocupa o cargo de piloto reserva da equipe francesa na Fórmula 1 nessa temporada de 2022. Mas, de acordo com a revista AutoHebdo, o australiano tem um pré-contrato com McLaren assinado recentemente e esse fator estaria freando suas possibilidades de negociações com a Alpine para o próximo ano.
Vale ressaltar que, como noticiado nessa manhã pelo Motorsport.com, a equipe francesa só ficou sabendo da decisão de Alonso após o comunicado publicado pela Aston Martin. O chefe de equipe da Alpine, Szafnauer, estava confiante de que o espanhol renovaria com eles, já que estavam nas partes finais das negociações.
Segundo o jornalista Scott Mitchell, do The Race, a Alpine queria renovar com Alonso por mais 1 ano para “esquentar o assento” para Piastri para 2024.
A equipe ainda não se pronunciou quanto ao acontecimento.