Verstappen foi o mais rápido na classificação, mas por conta das punições a serem pagas, Sainz herdou a pole position para a corrida
A Fórmula 1 está de volta após três semanas de férias! O Grande Prêmio que dá início à segunda parte da temporada é o da Bélgica, no tradicional circuito de Spa-Francorchamps, que recebeu algumas modificações para 2022 para aumentar a segurança do circuito para os pilotos, principalmente ao ampliar algumas áreas de escape e adicionar caixas de brita.
Vale lembrar que na temporada passada, praticamente não tivemos a corrida do GP da Bélgica por conta da forte chuva que atingiu o circuito no domingo. Apenas três voltas foram dadas atrás do Safety Car e assim foi declarada, após incontáveis horas de espera, como finalizada a etapa daquele fim de semana.
De volta à 2022, desde sexta-feira era sabido que nem Verstappen e nem Leclerc largariam à frente no domingo. Isso porque, dentre outros cinco pilotos, o líder e o vice-líder do campeonato teriam punições a serem pagas por troca de componentes do motor. Os demais pilotos que também largam do fundo do pelotão são Lando Norris, Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Mick Schumacher. Ou seja, a classificação de hoje ficou responsável por definir apenas da 13ª colocação até a 1ª.
De toda forma, pode-se dizer que um dos grandes destaques da sessão foi Albon. O piloto da Williams surpreendeu e conseguiu passar ao Q2 em P6 e pela primeira vez na temporada, para o Q3 em P10. Com esse resultado, todos os pilotos do grid alcançaram ao menos uma vez em 2022 o Q3.
A volta mais rápida da classificação foi de Verstappen, com um tempo de 1:43.665. Mas por conta da punição que terá que pagar, Sainz, da Ferrari, herdou a pole position. Sendo assim, pode-se prever que será uma corrida interessante de recuperação para os pilotos punidos.
Confira o resultado da classificação para o GP da Bélgica:
FULL QUALIFYING RESULTS FROM SPA #BelgianGP #F1 pic.twitter.com/2j52KIwPHz
— Formula 1 (@F1) August 27, 2022
Grid de largada (*com punições aplicadas) – GP da Bélgica
1. Sainz – Ferrari
2. Pérez – Red Bull Racing
3. Alonso – Alpine
4. Hamilton – Mercedes
5. Russell – Mercedes
6. Albon – Williams
7. Ricciardo – McLaren
8. Gasly – AlphaTauri
9. Stroll – Aston Martin
10. Vettel – Aston Martin
11. Latifi – Williams
12. Magnussen – Haas
13. Tsunoda – AlphaTauri
14. Bottas* – Alfa Romeo
15. Verstappen* – Red Bull Racing
16. Leclerc* – Ferrari
17. Ocon* – Alpine
18. Norris* – McLaren
19. Zhou* – Alfa Romeo
20. Schumacher* – Haas