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Industria AutomobilisticaVolkswagen

VW Fusca Pé de Boi: o verdadeiro carro popular

por Renato Bellote 16/07/2022
por Renato Bellote 16/07/2022
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Começo o texto dessa semana com uma pergunta: o que é ser simples para você? Essa questão pode ter várias respostas diferentes, de acordo com diferentes pessoas. Porém a indústria automobilística brasileira já chegou ao limite dessa palavra durante a década de 60 e o lançamento de alguns carros extremamente espartanos.

A ideia naquela época era criar algo que fosse acessível ao maior número de consumidores. Para isso a Caixa Econômica Federal abriu um financiamento especial em 48 vezes juntamente com algumas das fabricantes para proporcionar uma opção de pagamento facilitado a esses clientes de baixa renda.

Algumas opções logo surgiram no mercado. A Willys lançou o Gordini “Teimoso”. A DKW lançou o “Pracinha”. A Ford, por sua vez, lançou o Galaxie apelidado de “Pé de Camelo”, mas que certamente não combinava com a ideia e muito menos com a proposta luxuosa original do modelo.

A Volkswagen, por fim, lançou uma opção que se tornaria a referência máxima em qualquer coisa com acabamento simples; o Fusca “pé de boi”. Esse apelido dado pela criatividade do povo brasileiro logo se tornou sinônimo de qualquer coisa que fosse feita a toque de caixa.

VW Fusca Pe de Boi

Foto: Renato Bellote

Esta versão não trazia conjunto de setas, apenas uma saída de escape e se caracterizava também pelos pára-choques pintados de branco e não cromados. Externamente ainda vale salientar as rodas de aço com calotas também na cor branca e os vidros que eram mais finos do que o modelo 1.200 convencional.

Na parte interna a ideia de simplicidade chegava a ser ofensiva. O forro cobria apenas uma parte do teto e toda a parte traseira do chiqueirinho ficava com a carroceria exposta. Além disso no painel apenas um volante simples, sem o símbolo da Volkswagen, e o velocímetro. Não havia tampa no porta-luvas e tampouco marcador de combustível. A verificação feita através de uma vareta inserida no tanque.

Na parte mecânica o conhecido motor com 1200 cm³ de cilindrada e 36 cv, que possibilitava um desempenho melhor do que a versão convencional por conta do menor peso dessa versão. Afinal, alguma coisa interessante ele tinha que apresentar. Encontrar um exemplar como esse é bem difícil hoje em dia. Na matéria em vídeo contamos todos os detalhes.

Fuscagaragem do bellotepe de boivídeoVolkswagenVW
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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