Na manhã dessa quinta-feira (28), uma notícia que até poderia ser esperada, mas acabou pegando todos de surpresa, foi o anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel da Fórmula 1 ao final da temporada de 2022. O comunicado antecede o Grande Prêmio da Hungria, que será realizado nesse fim de semana no Hungaroring, circuito onde Vettel subiu ao pódio ano passado, mas foi desclassificado por pouco combustível no tanque de seu Aston Martin.
O alemão, que não tinha conta nas redes sociais até a noite de ontem, decidiu que ele mesmo contaria ao mundo sua decisão. Por meio de um vídeo de 4 minutos, Vettel abriu seu coração, contou um pouco mais sobre ele e os motivos que o levaram a se aposentar da categoria aos 35 anos de idade, após uma carreira de muito sucesso com 4 títulos mundiais consecutivos conquistados com a Red Bull, 15 temporadas disputadas, 53 vitórias e 122 pódios. Confira na íntegra a transcrição de seu vídeo:
“Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 ao final da temporada de 2022. Provavelmente eu deveria começar com uma longa lista de pessoas para agradecer agora, mas sinto que é mais importante explicar as razões por trás da minha decisão.
Eu amo esse esporte. Tem sido o centro da minha vida desde que eu consigo me lembrar. Mas, ao mesmo tempo em que há vida nas pistas, há minha vida fora delas também. Ser piloto nunca foi minha única identidade. Eu acredito muito em uma identidade feita por quem somos e como tratamos os outros, e não pelo que fazemos [para viver].
Quem sou eu? Sou Sebastian, pai de três crianças e marido de uma mulher maravilhosa. Sou curioso e facilmente fascinado por pessoas apaixonadas e habilidosas. Sou obcecado por perfeição. Sou tolerante e sinto que todos temos os mesmos direitos de viver, não importa nossa aparência, de onde viemos e quem amamos. Eu amo estar fora de casa e amo a natureza e suas maravilhas. Sou teimoso e impaciente. Posso ser muito irritante. Eu gosto de fazer as pessoas rirem. Eu gosto de chocolate e do cheiro de pão fresco. Minha cor favorita é azul. Eu acredito na mudança e no progresso, e que cada pequena ação faz a diferença. Sou otimista e acredito que as pessoas são boas.
Além do automobilismo, eu criei uma família e amo estar perto dela. Criei outros interesses fora da Fórmula 1. Minha paixão por correr e pela Fórmula 1 ocasiona muito tempo gasto longe deles e requer muita energia. Me comprometer com minha paixão, do jeito que fiz e da forma que acho correta, não tem mais espaço ao lado do meu desejo de ser um ótimo pai e marido. A energia necessária para se ‘unir’ ao carro e à equipe em busca da perfeição demanda foco e comprometimento. Minhas metas mudaram de vencer corridas e lutar por campeonatos para ver meus filhos crescerem, passar meus valores a eles, ajudá-los a levantar quando eles caírem, ouví-los quando eles precisam de mim, não ter que falar ‘tchau’ e, o mais importante, ser capaz de aprender com eles e deixar eles me inspirarem. As crianças são o nosso futuro. Além disso, eu sinto que há muito para explorar e aprender sobre a vida e sobre mim mesmo.
Falando do futuro, sinto que vivemos em tempos muito decisivos. E como todos nós moldaremos esses próximos anos irá determinar nossas vidas. Minha paixão vem com certos aspectos que aprendi a não gostar. Eles podem ser resolvidos no futuro, mas a vontade de aplicar essa mudança tem que crescer muito mais forte e tem que levar à ação hoje. Falar não é suficiente e não podemos esperar. Não há alternativa. A corrida já está em andamento. Minha melhor corrida? Ainda está por vir.
Eu acredito em seguir em frente. O tempo é uma rua de mão única e eu quero ir com o tempo. Olhar para trás só vai te atrasar. Estou ansioso para correr por pistas desconhecidas e encontrar novos desafios. As marcas que deixei na pista vão permanecer até que o tempo e a chuva os leve embora. Novas marcas serão colocadas. O amanhã pertence aos que moldam o hoje. A próxima curva está em boas mãos, pois a nova geração já está aqui. Acredito que ainda há uma corrida a vencer. Adeus e obrigado por me deixar compartilhar a pista com você. Eu amei cada parte disso”.
A notícia se espalhou e rapidamente pudemos saber a reação dos pilotos que compartilham o grid com Vettel atualmente. “Seb, foi uma honra te chamar de concorrente e uma honra ainda maior te chamar de amigo. Deixar este esporte melhor do que o encontrou é sempre o objetivo. Não tenho dúvidas de que o que vier a seguir para você será emocionante, significativo e recompensador. Te amo, cara”, escreveu o heptacampeão Lewis Hamilton.
“Que pessoa e que piloto. Vamos sentir sua falta, Sebastian Vettel”, declarou seu ex-companheiro de equipe na Ferrari, Charles Leclerc.
Mick Schumacher, amigo de Vettel e filho de seu grande ídolo, Michael, escreveu: “Estou tão triste por você estar indo embora, mas ao mesmo tempo animado por você e por esse novo capítulo de sua vida. Você foi e ainda é uma pessoa muito importante para mim e sou grato pela nossa amizade. Obrigado por toda sua contribuição para o esporte que nós dois amamos, mal posso esperar pelas nossas últimas corridas juntos. Obrigado, Seb – você é uma inspiração”.
O alemão ainda não deixou claro quais são seus próximos passos, mas em entrevista à Sky Sports, não descarta estar em um carro de corrida novamente no futuro. “Tenho muitas ideias. Tenho muitos interesses, alguns próximos a corridas – e talvez eles ganhem mais espaço no futuro – e alguns não tem nada a ver com corrida. […] A resposta provavelmente é: é um pouco desconhecido, porque mesmo que você tenha esses planos, não há garantia de que eles darão certo e me farão feliz. Também estou ciente do fato de que é uma grande adrenalina estar no grid, as luzes se apagarem… Eu não terei mais isso. Verei como me sinto quanto a isso. Com certeza existe a possibilidade de correr em outros lugares nesse universo, mas não estou saindo desse carro pensando em imediatamente em entrar em outro. Essa não é a decisão que tomei”, revelou Vettel.
Confira mais algumas mensagens de apoio e homenagens prestadas por equipes e pilotos nas redes sociais:
It’s been an honour to share so many memories with you in Formula 1. Looking forward to enjoying the last few races together in the paddock.
Ti vogliamo bene, #Seb5 ❤️
Best of luck for your future challenges in life ? #essereFerrari? @f1 pic.twitter.com/JiLO6WiowX— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) July 28, 2022
Danke, Seb ? Cheers for the great times and the four World Championships ???? pic.twitter.com/Z2D2igIJg1
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) July 28, 2022
Congrats Seb, on an amazing career. I’m very happy to have shared the track with you, let’s make your last races great once more ? pic.twitter.com/WnKCuotv0T
— Max Verstappen (@Max33Verstappen) July 28, 2022
Enjoy your retirement Seb, you’re a true F1 legend! You’ll be missed mate. pic.twitter.com/TgWJA6i2vq
— George Russell (@GeorgeRussell63) July 28, 2022
Forever a legend of the sport. We will miss you dearly. Danke Seb. pic.twitter.com/F9KfX9Vjqo
— Esteban Ocon (@OconEsteban) July 28, 2022
I will always cherish every moment we’ve spent together and I really look forward to the many more to come.
I’m sure this next chapter is going to be as thrilling and enriching as the previous one and I truly wish you and your family all the best for the future.
— Carlos Sainz (@Carlossainz55) July 28, 2022
Seb, it’s been an honour to call you a competitor and an ever greater honour to call you my friend. Leaving this sport better than you found it is always the goal. I have no doubt that whatever comes next for you will be exciting, meaningful, and rewarding. Love you, man. pic.twitter.com/eHVmOpov2m
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) July 28, 2022
I’m so sad that you’re leaving, but at the same time excited for you and this new chapter of your life. You’ve been and still are such an important person to me and I’m thankful for our friendship. pic.twitter.com/1iFmlxxgyQ
— Mick Schumacher (@SchumacherMick) July 28, 2022