Uma vitória de campeão. Esta é a melhor definição pelo que fez o holandês Max Verstappen neste domingo, no GP da Hungria, quando, embora largando em décimo lugar, conseguiu uma recuperação até certo ponto inesperada (ele mesmo antes da corrida disse que o objetivo maior era subir ao pódio).
Mas, volta após volta, Verstappen foi superando os que tinham largado à sua frente e na 12ª volta, já era quinto, atrás do líder Russell (que conquistou a pole position no sábado), de Sainz, Leclerc e Norris antes de começarem os pit stops para troca de pneus que foram mudando a cada momento as posições. Assim, por exemplo, indo para o box na 16ª volta, Russell caiu para o sexto lugar, o mesmo ocorrendo com Sainz na volta sucessiva enquanto Leclerc, que parou na 21ª, conseguiu voltar na segunda posição.
Na 40ª volta pararam Verstappen (que voltou em sexto) e Leclerc (que voltou em terceiro). Em seguida, Verstappen rodou e ficou em quarto, atrás do então líder Sainz e de Hamilton e Leclerc. Aí foi a vez de Sainz parar, colocando pneus macios, enquanto Verstappen foi pouco a pouco se aproximando dos que estavam à sua frente e na 51ª volta já era líder, posição que brilhantemente conservou, até mesmo com certa tranquilidade, até o final.
Nas posições subsequentes, o destaque vai para Hamilton, cujo pit stop ocorreu na 51ª volta, retornando à pista em quinto e iniciando uma prova de total recuperação, a ponto de acabar em segundo, ao ultrapassar, perto do fim, o companheiro de equipe Russell. O mesmo não conseguiu Leclerc, que fez seu pit-stop na volta 55 e voltou em sexto, posição que não conseguiu melhorar até a bandeirada final, enquanto Sainz colocava-se em quarto.
Se entre os pilotos o destaque do atual campeão mundial Verstappen foi total, no que se refere às equipes, merece destaque a Mercedes que, pela segunda vez consecutiva, ocupa dois lugares no pódio, logo atrás do holandês. Enquanto, do ponto de vista negativo, deve ser colocada a Ferrari, cuja administração da prova dá margem a muitas críticas.
Agora, a Fórmula 1 entra no período de férias de verão, retornando para a fase final, quando teremos mais dez GPs, somente a 28 de agosto, com o GP da Bélgica no tradicionalíssimo circuito de Spa-Francorchamps. Mas, claramente, essas serão férias apenas para os pilotos, pois as equipes continuarão trabalhando nos seus carros…
Confira o resultado completo do Grande Prêmio da Hungria:
RACE CLASSIFICATION (LAP 70/70)
Starts P10, finishes P1 – what a drive from @Max33Verstappen ???#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/qQp0ZJFCom
— Formula 1 (@F1) July 31, 2022