Para a surpresa de muitos, a pole position do GP da Hungria não ficou com uma Ferrari ou uma Red Bull, mas sim com a Mercedes de George Russell! Essa é a primeira pole da carreira do britânico na Fórmula 1, que antes corria na Williams, mas atualmente é companheiro de equipe de Lewis Hamilton. Ele conseguiu superar Sainz, da Ferrari, por 0.044s.
No Q1, faltando menos de 5 minutos para o final, o único piloto que não havia conseguido colocar uma volta rápida era Schumacher, mas isso logo foi revertido e ele conseguiu colar em seu companheiro de equipe, Magnussen, o qual está carregando, pela primeira vez na temporada, um pacote de atualizações em seu carro da Haas. Inesperadamente, as Mercedes de Hamilton e Russell conseguiram, respectivamente, a 1ª e 2ª colocação dessa primeira parte da classificação.
Latifi, que lucrou com a chuva do terceiro treino livre e liderou a sessão, não conseguiu uma colocação melhor que o P20. Apesar disso, o canadense da Williams fechou o Q1 com o melhor primeiro setor. Junto com ele, os demais eliminados da sessão foram Gasly, Vettel (que anunciou, na última quinta-feira, que se aposentará da F1 ao final da temporada de 2022), Albon e Tsunoda.
No Q2, Verstappen foi o primeiro a conseguir abaixar seu tempo para a casa de 1 minuto e 17 segundos, com uma volta de 1:17.703. Seu companheiro de equipe não teve a mesma sorte. Reclamando no rádio que foi atrapalhado por Magnussen em sua última volta rápida, Pérez ficou apenas na 11ª posição. Foram eliminados também Schumacher, Stroll, Magnussen e Zhou.
A terceira e última parte da classificação foi, sem dúvidas, a mais emocionante. Com Verstappen tendo suspeitas de falhas no motor e Hamilton com problemas no DRS, era esperado que a pole ficasse com a Ferrari de Sainz, que liderava com mais de 1 décimo de vantagem sobre Leclerc. Mas, após o cronômetro zerado, Russell de repente apareceu no topo da tabela com um volta espetacular de 1:17.377 e tomou a pole do espanhol!
O atual campeão mundial teve que se contentar com a 10ª colocação e nos resta saber se a Red Bull terá sucesso na corrida de recuperação que terá de fazer amanhã. Vale lembrar que o circuito de Hungaroring é conhecido por ser de difícil ultrapassagem, então tudo pode acontecer.
Confira o resultado completo da classificação:
QUALIFYING CLASSIFICATION
Take a bow, @GeorgeRussell63 ???#HungarianGP #F1 pic.twitter.com/SUmvvRw99c
— Formula 1 (@F1) July 30, 2022