O Grande Prêmio da Grã-Bretanha, disputado em Silverstone, pode ser dividido em duas partes: uma até a entrada do Safety Car na volta 39 e a outra, a final das 51 voltas, porque em função do acidente ocorrido na volta inicial, a corrida teve seu percurso reduzido em uma volta.
Um acidente que felizmente não teve piores consequências, isto em função das modificações introduzidas anos atrás no sistema de proteção do cockpit, embora tenha sido assustador ver o piloto Zhou sendo arrastado de cabeça para baixo na brita e terminado com o carro preso entre a grade da arquibancada e a barreira de pneus. Logo, a bandeira vermelha foi acionada e os carros voltaram para o pit lane.
Após isso, os carros se alinharam novamente no grid, nas posições originais de classificação como prevê no regulamento, visto que a bandeira vermelha foi acionada antes de completar a primeira volta. Sainz teve uma segunda chance de defender sua pole, coisa que não havia conseguido fazer na largada inicial, quando foi superado por Verstappen. E assim o fez.
Na 3ª volta, Leclerc perdeu um pedaço lateral da asa dianteira, mas conseguiu superar esse problema aerodinâmico. Na 12ª volta, o pneu de Verstappen furou e ele teve que fazer uma parada inesperada, voltando na 6ª colocação. Na 24ª volta, Verstappen foi novamente para o box, reclamando de falta de aderência, voltando então na 8ª colocação.
Para o delírio do público local, Hamilton chegou a liderar a prova por 9 voltas, até fazer seu pit stop e Leclerc assumir, seguido por Sainz. Isso até a entrada do Safety Car na volta 39, que mudou o rumo da corrida. Durante o SC, quase todos os pilotos mudaram para pneus macios, inclusive Sainz, enquanto a Ferrari deixou Leclerc com pneus duros usados, o que praticamente determinou o êxito da corrida.
Com isso, Sainz reassumiu a liderança e traçou seu caminho rumo a sua primeira vitória na Fórmula 1, em um fim de semana sensacional, já que no sábado havia conseguido sua também primeira pole position.
O veterano Hamilton teve uma corrida excelente, levando uma Mercedes – que parece ter recuperado seu poderio – a um brilhante 3º lugar. Um pódio que naturalmente foi muito aplaudido pelos espectadores.
Vale um destaque também para Mick Schumacher, que em sua 2ª temporada na categoria, ainda não havia conseguido marcar pontos no campeonato mundial. Mas isso mudou hoje, com o piloto largando em 19º e cruzando a linha de chegada em 8º, somando 4 pontos para a Haas. Magnussen, seu companheiro de equipe, chegou em 10º e somou mais 1 ponto para a equipe.
Confira o resultado completo do Grande Prêmio da Grã-Bretanha:
Confirmation of the final placings at Silverstone ??#BritishGP #F1 pic.twitter.com/nHFsZKcHUZ
— Formula 1 (@F1) July 3, 2022