O esporte se despediu hoje de Bill Russel, um dos maiores nomes da história da NBA. Com 11 títulos, foi o maior campeão da liga, e até se consagrou multicampeão como treinador.
Russel, aliás, foi o primeiro treinador negro da NBA, e um importante ativista na luta por direito civis. Foi seguidor de Martin Luther King, participou da passeata de 1963, promoveu protestos antirracistas pelo Boston Celtics e apoiou Muhammad Ali, quando o lutador se recusou a se alistar ao exército para ir para a Guerra do Vietnã.
Bill Russell foi campeão dentro e fora das quadras. Um dos maiores exemplos de esportistas da história. Sempre soube fazer uso da voz que tinha na sociedade, e a sua luta a favor de direitos civis foi reconhecida. Em 2011, o ex-pivô recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil do país — a maior honraria civil dos Estados Unidos concedida pelo presidente a qualquer pessoa que tenha feito contribuições importantes para a sociedade americana.
Bill Russell estará eternizado na história do basquete, na luta antirracista dos Estados Unidos e no coração de quem ama o esporte.