Chegou um dos lançamentos mais esperados, o novo HB20, da Hyundai Brasil. Saiu aquele “cara de peixe triste”, entrou um novo design que o deixou bem mais bonitão. O Hyundai HB20 é atualmente o carro de passeio mais vendido do Brasil. Já era líder e agora promete dar muito mais trabalho aos concorrentes, com um apetite voraz de vendas.
A Hyundai surpreendeu o mercado, é inegável. Isso ocorreu apenas três anos após uma mudança completa da geração anterior. A intenção é tornar o visual mais convencional, o carro mais equipado, o pacote de segurança mais completo e com preços competitivos para seguir liderando o mercado. Os preços das versões variam entre R$ 76.690 (Sense) e R$ 114.390 (Platinum Plus).
O compacto chega em 7 versões e muitas mudanças na linha. O lançamento chega às concessionárias em agosto, com a missão de manter a liderança ante os rivais Peugeot 208, Honda Cityback, Renault Sandero, Chevrolet Onix, Fiat Argo e Volkswagen Gol e Polo.
A maior novidade do HB20 está no visual externo: o hatch ganhou dianteira redesenhada, com grade bipartida por uma barra na mesma cor na carroceria e faróis mais estreitos e retos. Os piscas foram deslocados para uma peça separada, logo abaixo dos faróis, no para-choque frontal.
A dianteira do carro foi completamente atualizada, a nova grade frontal conta com elementos paramétricos, faróis com DRL de série e versão em LED, para-choque mais volumoso que agora abriga as luzes de seta, e para-lamas e capô mais horizontais, que trazem sensação de esportividade e robustez.
O novo design, mais retilíneo e geométrico, aumenta a percepção de tamanho do carro, que teve seu comprimento aumentado em 75 milímetros, sendo 50 milímetros no balanço dianteiro e 25 milímetros no balanço traseiro.
Na parte externa também chama atenção a lateral do carro, com linhas evidenciadas pelo aumento do comprimento. As maiores dimensões externas estão em harmonia com as novas rodas de liga leve de 16” com acabamento diamantado, que cresceram em relação as rodas de 15” utilizadas anteriormente.
A traseira do novo HB20 está totalmente renovada e também cresceu. Ela traz agora lanternas integradas que cruzam o carro de lado a lado, alinhada com outros modelos recentes da Hyundai, como os novos Tucson e Elantra. A harmonia entre o novo para-choque com elementos em preto fosco, as novas lanternas traseiras em LED, as luzes de seta e de ré posicionadas nos para-choques e a tampa do porta-malas de maiores dimensões tornam o visual ainda mais tecnológico e moderno.
O hatch chega ao Brasil mais seguro, moderno e tecnológico, tornando-se ainda mais competitivo no mercado. Com o sistema de carro conectado Bluelink, reconhecimento de voz e possibilidade de conectar o Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o consumidor estará confortável e conectado onde quer que esteja.
Na configuração Platinum Plus, o pacote de segurança avançada SmartSense aumenta, com destaque para os assistentes de permanência e centralização em faixa (LKA e LFA) e assistente de ponto cego (BCA). Toda a linha possui controle de estabilidade e tração (ESP e TCS) e seis airbags.
Os modelos de entrada contam com câmbio manual de seis marchas, enquanto os mais caros contam com transmissão automática de seis marchas que também não muda.
O motor de três cilindros do HB20 2023 passou por alterações, além de um novo sistema de injeção de combustível e novos catalisadores. As versões de entrada contam com motor 1.0 aspirado com 75/80cv e 10,2kgfm de torque e as versões turbinadas com 1.0 turbo GDI com 120cv e 17,5kgfm de torque. e câmbio de seis marchas.