A pole position para o Grande Prêmio da França, no Circuito Paul Ricard, é de Charles Leclerc! Nesse sábado, o monegasco se classificou com uma vantagem de 3 décimos sobre o segundo colocado, Verstappen, e vai ter de segurar os dois carros da Red Bull na largada, já que Pérez largará da 3ª colocação. Aproveitando o vácuo dado pelo seu companheiro de equipe, Sainz, o monegasco marcou um tempo de 1:30.872.
Sem muitas surpresas, o Q1 viu um dos pilotos da casa, Gasly, ser eliminado. Por outro lado, Albon, da Williams, teve sorte: ele acabou passando para o Q2 após a última volta rápida de Mick Schumacher ter sido deletada por limites de pista na curva 3. A Haas buscou contestar essa decisão com os diretores de prova, mas não obteve sucesso.
O Q2 mostrou que, de fato, hoje não era o dia dos pilotos franceses! Ocon ficou apenas com a 12ª posição e não conseguiu mostrar um melhor desempenho que o levasse a largar mais à frente no grid.
Na parte final da classificação, Leclerc cravou sua sétima pole do ano com uma volta voadora na casa de 1m30s. Seu companheiro de equipe na Ferrari, Sainz e o piloto da Haas, Magnussen, não marcaram tempo nesse Q3 pois ambos sofreram penalidades e largarão do fundo do grid amanhã por troca de componentes do motor de seus carros: ICE (motor de combustão interna), TC (turbocompressor), MGU-H e MGU-K. O espanhol ainda conta com uma nova central eletrônica do motor.
Enquanto isso, as Mercedes mostraram um bom ritmo, assim como têm mostrado uma boa evolução ao longo da temporada, conquistando o 4º e 6º lugar. Em 7 das 11 corridas dessa temporada até então, pelo menos um dos pilotos da equipe de Stuttgart subiu ao pódio.
Confira o resultado completo da classificação para o GP da França:
QUALIFYING CLASSIFICATION
Another super Saturday for Leclerc ?#FrenchGP #F1 pic.twitter.com/kc9CZwJ6Vp
— Formula 1 (@F1) July 23, 2022