Tendência mundial rumo à eletrificação, mais um modelo híbrido está sendo lançado. Desta vez foi a Kia Brasil, que reuniu a imprensa em Minas Gerais para apresentar as novas versões do seu SUV Sportage e mostrar a nova logomarca da montadora sul-coreana. Vem com intuito de oferecer baixas emissões veiculares e mostra a reestilização externa e vem recheado com as tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, para maior segurança aos ocupantes do veículo. Os veículos têm 5 anos de garantia.
As versões chegam, respectivamente, por R$ 224.990,00 e R$ 259.990,00. Segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.
As duas versões, EX e EX Prestige do Kia Sportage, priorizam o baixo consumo de combustível e recebem o motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgfm. O câmbio é automático de 7 velocidades e dupla embreagem.
O sistema de comando desse motor é composto por DOHC de 16 válvulas e por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas. O Sportage apresenta novas configurações de suspensão dianteira, independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink.
Dimensões – Apesar das dimensões compactas, com 4.515 mm de comprimento, 1.865 mm de largura e 1.650 mm de altura, a cabine inteligente do Sportage proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.680 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (54 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 18” (versão EX) e de 19” (versão EX Prestige), e o porta-malas tem capacidade de 562 litros e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.751 litros.
O Sportage possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 12,3” e do painel digital de instrumentos programável com telas curvas integradas de LCD, também de 12,3”, Supervision Cluster, no centro do painel (ambos na versão EX Prestige), compatíveis com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.
O Sportage vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. Na versão EX Prestige, o controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 12.3”.
Inclui air bags frontais duplos, laterais e de cortina, percorrendo todo o comprimento da cabine, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa (HAC), entre outros, para atender ainda mais às necessidades de segurança a bordo do veículo.
“O Sportage sempre foi o nosso carro-chefe em vendas. Esta quinta geração do modelo vai manter a nossa tradição aqui no mercado brasileiro, porque mais uma vez saímos na frente na categoria de SUVs híbridos leves no País. E trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos. Com o novo Sportage, pretendemos surpreender o consumidor em modelos eletrificados”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
No Brasil, o Sportage é disponibilizado em sete cores – Verde Aventura (metálico), Vermelho Infra (metálico), Branco Casa (sólido), Branco Luxo (perolizado), Preto Perola (perolizado), Prata Lunar (metálico) e Cinza Penta (metálico). Aos acabamentos de pintura metálico e perolizado são acrescidos R$ 2.800,00.
Tecnologias
Em ambas as versões, o Sportage conta com diversas tecnologias de ADAS – Advanced Driver Assistance System, a começar pelos alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de saída em segurança (SEW); assistentes de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA), para prevenção de colisão frontal (FCA); câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM) e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW).
Na versão EX Prestige conta com o assistente para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).