O Honda HR-V foi lançado em 1999, porém essa primeira geração não veio ao Brasil. Em 2015, foi lançada a segunda geração e essa sim veio para nosso país e logo passou a ser o modelo mais vendido da Honda Automóveis do Brasil. E hoje foi apresentada oficialmente a terceira geração do HR-V com produção nacional, na fábrica de Itirapina, no interior de São Paulo.
Segundo a Honda, o apelo do HR-V, quando foi lançado mundialmente, era ser 100% off-road e, atualmente, ele ocupa o posto de um SUV urbano. As principais mudanças pelas quais ele passou estão apoiadas em três pilares: meio ambiente, segurança e conectividade.
Para o primeiro quesito, a Honda apresentou os dois motores que são oferecidos para as quatro versões disponíveis. O motor 1.5 DI i-VTEC Flex aspirado equipa as versões EX e EXL, entrega 126 cv de potência e torque de 15,8 kgfm. O consumo informado na cidade com etanol é de 8,8 km/l e na estrada, 9,8 km/l. Quando abastecido com gasolina, o consumo na cidade é de 12,7 km/l enquanto na estrada, 13,9 km/l. Já o motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex equipa as versões Advance e Touring. Acoplada a esse motor está a já conhecida transmissão usada pela Honda, CVT. Esses motores oferecem um melhor desempenho e baixo consumo de combustível.
No quesito segurança, a Honda inovou colocando de série, em todas as versões, o pacote Honda Sensing, que é composto por sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo, ajuste automático de farol, sistema para mitigação de evasão de rota, câmera frontal de visão ampla. De série, vem também para todas as versões seis airbags, sensor de ponto cego, sensor traseiro de estacionamento, assistente de partida em rampa, encosto de cabeça frontal com redutor de impacto, assistente de tração e estabilidade e sistema de frenagem de emergência. Isso tudo mostra que a Honda quis oferecer uma versão de entrada altamente equipada, sendo, segundo eles, o modelo com mais itens de segurança perante a concorrência.
Para o terceiro quesito, a conectividade não era um forte da Honda, mas agora esse item recebeu uma atenção especial, inclusive com a criação app myHonda Connect com funções como consultar o status do carro, partida remota do motor, localização do veículo e agendamento de serviços. Esse app está disponível apenas nas versões com motor turbo.
Com relação a design, ele sofreu mudanças. A linha de ombros elevada da carroceria une a parte frontal, à traseira, de curvatura acentuada. Aliás, é na dianteira que é possível diferenciar as as versões do Novo HR-V. Nos modelos Advance e Touring, a grade é composta por múltiplos elementos que parecem flutuar, ressaltando um caráter mais esportivo e robusto, consoante com a maior potência de seus motores. Já as versões EX Honda Sensing e EXL Honda Sensing têm grade com filetes horizontais.
Os faróis também são elementos de diferenciação, sendo full LED (de série em todas as versões), que no Novo HR-V Touring possui acabamento cromado na moldura interna do bloco do facho alto, enquanto nas versões EX Honda Sensing, EXL Honda Sensing e Advance, a moldura é preta.
Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê.
Na parte interna, o Novo HR-V oferece mais espaço longitudinal para as pernas dos passageiros do banco de trás, com aumento de 35 mm. Além disso, o encosto ficou dois graus mais reclinado e os bancos, assim como no Honda City, além de terem agora uma estrutura com placas de resina apara aumentar o suporte do corpo, também oferece um exclusivo sistema modular de rebatimento dos bancos que permite diferentes e inteligentes possibilidades de acomodação de volumes.
Os preços só serão divulgados quando iniciarem as vendas em agosto, momento em que virão as duas versões aspiradas. Em outubro, vão chegar no mercado as versões turbo.