O Grande Prêmio da França apresentou, já na largada, a superioridade inicial do pole position, Charles Leclerc, que pulou à frente de Verstappen e na segunda volta, já tinha mais de 1 segundo de vantagem, ficando Hamilton em 3º.
Quando na 16ª volta o holandês foi ao box para trocar seus pneus para duros, a vantagem de Leclerc tornou-se ainda maior.
Mas o piloto monegasco não soube aproveitar isso e duas voltas mais tarde, perdeu o controle do carro e bateu sozinho nas barreiras do circuito de Paul Ricard. Isso provocou a entrada do Safety Car e na relargada, Verstappen assumiu a ponta, seguido por Hamilton e Pérez.
Essa situação só se modificou perto do final da prova, quando Russell conseguiu superar Pérez e, pela primeira vez na temporada, os dois pilotos da Mercedes subiram juntos ao pódio. A vantagem de Verstappen sobre Hamilton superou os 10 segundos na bandeirada final, o que mostra bem a tranquilidade que ele teve no comando da prova após o Safety Car.
Total heartbreak for Charles Leclerc ?#FrenchGP #F1 pic.twitter.com/boNWYn8vlY
— Formula 1 (@F1) July 24, 2022
Para muitos, o nome da corrida foi Sainz que, tendo trocado componentes do motor, largou em penúltimo e conseguiu um brilhante 5º lugar. Vale ressaltar que o espanhol foi um dos poucos pilotos a se utilizar da estratégia de dois pit stops, o que se revelou positivo em seu caso.
A elevada temperatura do asfalto, provocando um anormal desgaste dos pneus, obrigou os pilotos a terem um cuidado extra na administração dos pneus durante toda a corrida, notando-se que na metade dela, a pista chegou a mais de 57ºC.
Com essa vitória, Verstappen caminha rapidamente para o bicampeonato mundial, tendo ampliado ainda mais sua vantagem na liderança, somando atualmente 233 pontos. Leclerc está logo atrás, com 170 pontos e Pérez na sua cola, com 163 pontos.
Com o 6º lugar de Alonso e 8º de Ocon, a equipe francesa Alpine conseguiu superar a McLaren no Campeonato dos Construtores, que, é bom lembrar, se reveste de grande importância, pois é com base na sua classificação que, ao final do mundial, é dividido o total de “bônus” que cada equipe ganha.
Confira o resultado completo do GP da França:
RACE CLASSIFICATION ?
A dominant victory for Max Verstappen ?#FrenchGP #F1 pic.twitter.com/o0uAdtUumY
— Formula 1 (@F1) July 24, 2022