Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

GP da Áustria: Verstappen é pole em classificação marcada por batida das Mercedes

por Gabriella Carsughi 08/07/2022
por Gabriella Carsughi 08/07/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Max Verstappen

Verstappen larga na pole da corrida Sprint desse sábado (Foto: Philip Platzer/Red Bull Content Pool)

Na casa da Red Bull, no circuito de Red Bull Ring, na Áustria, a sexta-feira foi dominada pelo seu principal piloto e atual campeão mundial, Max Verstappen.

O holandês já havia feito o melhor tempo durante o treino livre da manhã e também cravou a pole position na classificação dessa tarde, para a alegria da torcida laranja que ocupa grande parte da arquibancada nesse fim de semana. Verstappen poderá ter que lidar com o ataque das Ferraris de Leclerc e Sainz logo na largada.

Vale lembrar que esse é o segundo fim de semana da temporada que conta com a corrida Sprint no sábado, formato que visa definir as posições de largada para o grid de domingo. Ou seja, o resultado da classificação de hoje vale para a largada da corrida curta de amanhã – que também soma pontos ao campeonato. A próxima corrida a receber esse formato será o GP de São Paulo!

No Q1, não tivemos muitas surpresas em pista. Isso acabou ficando por conta da eliminação de ambas as Aston Martin (pilotadas por Vettel e Stroll), de Zhou, que vinha constantemente passando para o Q2 nas classificações anteriores – inclusive para o Q3 no GP da Grã-Bretanha, mas abandonou a corrida na primeira volta após uma forte batida -, e Ricciardo, que não está em uma boa fase na McLaren.

Já no Q2, pode-se dizer que o ponto alto foi o surpreendente desempenho das duas Mercedes, que, ao término da contagem regressiva do relógio, ocupavam a 3ª e 5ª posição. O fato das duas Haas terem se classificado para a última sessão não é algo inédito, mas também não é comum. Mesmo com o carro sem receber grandes atualizações esse ano, com um pacote previsto para o GP da Hungria, conseguiram um bom resultado uma vez mais, após somarem pontos no campeonato mundial com seus dois carros na última corrida.

Se faltava emoção em pista, isso não faltou durante o Q3! Faltando pouco mais de 5 minutos para o fim das atividades em pista dessa sexta-feira, o heptacampeão Hamilton perdeu o controle de seu carro na entrada da curva 7, foi para a brita e colidiu contra as barreiras, causando a primeira bandeira vermelha da classificação.

Para completar a decepção da equipe e dos torcedores, que tinham certa esperança ao ver os carros de número 44 e 63 com um bom ritmo e vindo em uma curva ascendente de recuperação desde o início da temporada, Russell causou uma segunda bandeira vermelha faltando pouco mais de 2 minutos para o fim do Q3. Na curva final do Red Bull Ring, o inglês também perdeu o controle e seu carro foi de encontro às barreiras de proteção do circuito.

Lewis and George were showing good pace in qualifying before disaster struck for both drivers in Q3#AustrianGP #F1 pic.twitter.com/QpVsx7mPhl

— Formula 1 (@F1) July 8, 2022

Por fim, após mais de 2 horas passadas do final da classificação, a FIA “puniu” Pérez, deletando todas as suas voltas do Q3 e sua volta final do Q2. O fato é que, no Q2, o mexicano ultrapassou os limites de pista em sua última volta rápida, que não foi deletada na hora e o fez passar para o Q3, participando integralmente dessa última sessão. A investigação ficou só para o fim da classificação e ficou decidido que Pérez larga da 13ª colocação na corrida Sprint, posição que estava antes de sua última volta no Q2.

Confira o resultado completo da classificação (sem contabilizar a punição de Pérez):

QUALIFYING CLASSIFICATION

Not much in it between the top three ?#AustrianGP #F1 pic.twitter.com/6psE60NFfp

— Formula 1 (@F1) July 8, 2022

austriaF1Fórmula 1HamiltonMercedesPerezRed Bullred bull ringrussellsprintsprint raceVerstappen
Gabriella Carsughi

Gabriella é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e trabalha como especialista de Marketing Digital no Portal Carsughi. Apaixonada por comunicação e Fórmula 1, encontrou aqui o espaço ideal para poder escrever e compartilhar opiniões sobre o esporte.

Anterior
Com mudanças na medida certa, HB20 vai consolidar liderança
Próximo
Verstappen sai na frente para o GP da Áustria nesse domingo

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?