Na casa da Red Bull, no circuito de Red Bull Ring, na Áustria, a sexta-feira foi dominada pelo seu principal piloto e atual campeão mundial, Max Verstappen.
O holandês já havia feito o melhor tempo durante o treino livre da manhã e também cravou a pole position na classificação dessa tarde, para a alegria da torcida laranja que ocupa grande parte da arquibancada nesse fim de semana. Verstappen poderá ter que lidar com o ataque das Ferraris de Leclerc e Sainz logo na largada.
Vale lembrar que esse é o segundo fim de semana da temporada que conta com a corrida Sprint no sábado, formato que visa definir as posições de largada para o grid de domingo. Ou seja, o resultado da classificação de hoje vale para a largada da corrida curta de amanhã – que também soma pontos ao campeonato. A próxima corrida a receber esse formato será o GP de São Paulo!
No Q1, não tivemos muitas surpresas em pista. Isso acabou ficando por conta da eliminação de ambas as Aston Martin (pilotadas por Vettel e Stroll), de Zhou, que vinha constantemente passando para o Q2 nas classificações anteriores – inclusive para o Q3 no GP da Grã-Bretanha, mas abandonou a corrida na primeira volta após uma forte batida -, e Ricciardo, que não está em uma boa fase na McLaren.
Já no Q2, pode-se dizer que o ponto alto foi o surpreendente desempenho das duas Mercedes, que, ao término da contagem regressiva do relógio, ocupavam a 3ª e 5ª posição. O fato das duas Haas terem se classificado para a última sessão não é algo inédito, mas também não é comum. Mesmo com o carro sem receber grandes atualizações esse ano, com um pacote previsto para o GP da Hungria, conseguiram um bom resultado uma vez mais, após somarem pontos no campeonato mundial com seus dois carros na última corrida.
Se faltava emoção em pista, isso não faltou durante o Q3! Faltando pouco mais de 5 minutos para o fim das atividades em pista dessa sexta-feira, o heptacampeão Hamilton perdeu o controle de seu carro na entrada da curva 7, foi para a brita e colidiu contra as barreiras, causando a primeira bandeira vermelha da classificação.
Para completar a decepção da equipe e dos torcedores, que tinham certa esperança ao ver os carros de número 44 e 63 com um bom ritmo e vindo em uma curva ascendente de recuperação desde o início da temporada, Russell causou uma segunda bandeira vermelha faltando pouco mais de 2 minutos para o fim do Q3. Na curva final do Red Bull Ring, o inglês também perdeu o controle e seu carro foi de encontro às barreiras de proteção do circuito.
Lewis and George were showing good pace in qualifying before disaster struck for both drivers in Q3#AustrianGP #F1 pic.twitter.com/QpVsx7mPhl
— Formula 1 (@F1) July 8, 2022
Por fim, após mais de 2 horas passadas do final da classificação, a FIA “puniu” Pérez, deletando todas as suas voltas do Q3 e sua volta final do Q2. O fato é que, no Q2, o mexicano ultrapassou os limites de pista em sua última volta rápida, que não foi deletada na hora e o fez passar para o Q3, participando integralmente dessa última sessão. A investigação ficou só para o fim da classificação e ficou decidido que Pérez larga da 13ª colocação na corrida Sprint, posição que estava antes de sua última volta no Q2.
Confira o resultado completo da classificação (sem contabilizar a punição de Pérez):
QUALIFYING CLASSIFICATION
Not much in it between the top three ?#AustrianGP #F1 pic.twitter.com/6psE60NFfp
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