Após a Segunda Guerra Mundial, surgiu a demanda em vários países por meios de locomoção baratos e, portanto, populares. Assim foi com o surgimento do Fusca, criado a pedido de Hitler para ser um carro resistente e acessível em na Itália, não foi diferente.
E foi assim que, em 4 de julho de 1957, projetado por Dante Giacosa, surgiu um pequeno carro com motor de 479 cm³ e dois cilindros, que entregava 13 cavalos de potência. Media 3 metros de comprimento e pesava 500 kg e fez um sucesso enorme, pois atendia às necessidades dos italianos de circularem livremente pelas pequenas ruas de muitas de suas cidades. E foi batizado de Fiat 500 (“cinquecento”, em italiano, é a pronúncia correta).
Recebeu dezenas de séries especiais, especialmente aquelas feitas em parceria com grifes famosas como Armani, Bulgari e Gucci. Esta última chegou a ser vendida no Brasil e foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em 2012. Também teve a recente “La Prima by Bocelli”, com o sistema de som desenvolvido em parceria com o maestro Andrea Bocelli.
Na Itália, continuou a crescer enquanto família e recebeu a versão Sport em 1958 com motor mais potente e a Nuova 500 C em 1959, versão cabriolet. Em 1960 chegou a versão Giardiniera, em 1965 a Nuova 500 F que ficou a mais popular de todas com as portas que ase abriam para trás, a versão conversível, como motorização e configuração super esportiva feita pela Abarth e virou SUV, como o 500X e o 500L, sendo esse último que tem como acessório até uma máquina de fazer café.
O sucesso do Fiat 500 se espalhou pelo mundo afora virando sucesso de público e mídia, com mais de seis milhões de unidades comercializadas, sendo vendido em mais de 100 países com mais de 40 prêmios ao redor do mundo. Quando completou 60 anos em 2017, virou obra de arte e entrou para o acervo do MoMA (The Museum of Modern Art), em Nova York.
Até o ano de 1975, o Fiat 500 vendeu aproximadamente quatro milhões de unidades produzidas na Europa. Quando completou 50 anos em 2007, foi reestilizado e conseguiu manter um ar retrô mesmo estando com uma cara mais moderna. Além disso, recebeu novos itens de segurança e tecnologia. Esse novo Fiat 500 vendeu até hoje mais de dois milhões de unidades.
Em 2009 ele chegou no Brasil, importado dos Estados Unidos porém já na versão reestilizada com motor 1.4 com 100 cv de potência, trazendo de série sete air bags, direção elétrica, controle de estabilidade (ESP) com auxílio de partida em rampa (Hill Holder) e rodas de 15 polegadas. A transmissão oferecida é a automatizada Dualogic de cinco marchas, além da manual, de seis velocidades e o porta-malas oferece 185 litros de espaço.
E para completar a gama atual, ela chegou ao Brasil em versão 100% elétrica, com autonomia de até 320 quilômetros.