Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Fiat 500 completa 65 anos com mais de 6 milhões de unidades vendidas

por Claudia Carsughi 05/07/2022
por Claudia Carsughi 05/07/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Nuova Fiat 500 F 1965

Nuova Fiat 500 F 1965 (Foto: Divulgação/Fiat)

Após a Segunda Guerra Mundial, surgiu a demanda em vários países por meios de locomoção baratos e, portanto, populares. Assim foi com o surgimento do Fusca, criado a pedido de Hitler para ser um carro resistente e acessível em na Itália, não foi diferente.

E foi assim que, em 4 de julho de 1957, projetado por Dante Giacosa, surgiu um pequeno carro com motor de 479 cm³ e dois cilindros, que entregava 13 cavalos de potência. Media 3 metros de comprimento e pesava 500 kg e fez um sucesso enorme, pois atendia às necessidades dos italianos de circularem livremente pelas pequenas ruas de muitas de suas cidades. E foi batizado de Fiat 500 (“cinquecento”, em italiano, é a pronúncia correta).

Recebeu dezenas de séries especiais, especialmente aquelas feitas em parceria com grifes famosas como Armani, Bulgari e Gucci. Esta última chegou a ser vendida no Brasil e foi apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo em 2012. Também teve a recente “La Prima by Bocelli”, com o sistema de som desenvolvido em parceria com o maestro Andrea Bocelli.

Fiat 500 1957

Fiat 500 1957 (Foto: Divulgação/Fiat)

Na Itália, continuou a crescer enquanto família e recebeu a versão Sport em 1958 com motor mais potente e a Nuova 500 C em 1959, versão cabriolet. Em 1960 chegou a versão Giardiniera, em 1965 a Nuova 500 F que ficou a mais popular de todas com as portas que ase abriam para trás, a versão conversível, como motorização e configuração super esportiva feita pela Abarth e virou SUV, como o 500X e o 500L, sendo esse último que tem como acessório até uma máquina de fazer café.

Fiat 500 no MoMA (NYC)

Fiat 500 no MoMA – NYC (Foto: Divulgação/Fiat)

O sucesso do Fiat 500 se espalhou pelo mundo afora virando sucesso de público e mídia, com mais de seis milhões de unidades comercializadas, sendo vendido em mais de 100 países com mais de 40 prêmios ao redor do mundo. Quando completou 60 anos em 2017, virou obra de arte e entrou para o acervo do MoMA (The Museum of Modern Art), em Nova York.

Até o ano de 1975, o Fiat 500 vendeu aproximadamente quatro milhões de unidades produzidas na Europa. Quando completou 50 anos em 2007, foi reestilizado e conseguiu manter um ar retrô mesmo estando com uma cara mais moderna. Além disso, recebeu novos itens de segurança e tecnologia. Esse novo Fiat 500 vendeu até hoje mais de dois milhões de unidades.

Fiat 500 elétrico

Fiat 500e (Foto: Divulgação/Fiat)

Em 2009 ele chegou no Brasil, importado dos Estados Unidos porém já na versão reestilizada com motor 1.4 com 100 cv de potência, trazendo de série sete air bags, direção elétrica, controle de estabilidade (ESP) com auxílio de partida em rampa (Hill Holder) e rodas de 15 polegadas. A transmissão oferecida é a automatizada Dualogic de cinco marchas, além da manual, de seis velocidades e o porta-malas oferece 185 litros de espaço.

E para completar a gama atual, ela chegou ao Brasil em versão 100% elétrica, com autonomia de até 320 quilômetros.

500500e500L500XAbarthFiat 500
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Carros elétricos já valem mais a pena que os a combustão: os de luxo
Próximo
Roteiro a la Corinthians!

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência