A Renault desafiou 15 especialistas em condução de automóveis, jornalistas do segmento, para registrar a melhor média de consumo da renovada picape Oroch, que agora conta com novo motor turbo 1.3l associado ao eficiente câmbio CVT X-Tronic de oito velocidades.
O percurso pré-definido envolveu trânsito urbano para acessar rodovia com velocidade máxima de 120 km/h, que após pouco mais de 60 km percorridos, deu acesso a estrada de velocidades variadas, trânsito de mão única, muitas lombadas e buracos junto à bela serra que nos leva ao Haras Tuiuti. Foram 120 km percorridos (saindo de SP) com os mais diversos tipos de solo e velocidades, consumindo apenas 8 litros de gasolina.
Este foi o resultado que consegui obter dirigindo a Renault Oroch com máxima segurança e eficiência, não só minha como condutor, mas também dos recursos mecânicos e inteligentes que o modelo oferece, focando diretamente na economia de combustível, como start-stop, sugestão de trocas de marchas, das 8 que são simuladas. Luz indicadora para Eco Drive de fácil visualização, seletor de modo Eco, e ainda o eficiente motor turbo 1.3 que quando solicitado, responde rápido.
Eu fui o único no carro, enquanto meus colegas vieram em duplas, fazendo uma troca de motorista no meio do percurso. Caso você pense que meu carro veio mais leve e mudou o resultado, sim, você está certo. Fui penalizado em 2,74% no consumo, que derrubou a minha média para 14,6 km/l, me deixando em segundo lugar, porém empatado com os primeiros no Eco Scoring do sistema do carro 94/100, mostrando a coerência com o resultado traduzido em consumo, ou seja, funciona mesmo. O primeiro carro registrou 15,6 km/l.
Mas antes mesmo do nosso teste, a Renault contratou o Instituto Mauá para aferir tecnicamente o consumo do Kwid e da Oroch Outsider, de forma a respeitar e observar muitos parâmetros para trazer o resultado mais preciso possível. Toda margem de erro foi descartada nesse teste, que incorporou não só o veículo na sua melhor forma a ser testado, mas também com os pneus descalibrados em 30%, completamente carregado em 650 kg (5 ocupantes + carga) e ainda com o ar condicionado ligado no máximo. Conheça o resultado e a variação percentual para cada situação:
Em resumo, consegui mais de 15 km/l de média, o que é um resultado muito bom se comparado ao motor antecessor 2.0, gargalo que dificultou o maior sucesso do modelo no passado, mas que no presente momento tem mais condições de disputar o mercado que é dominado pela Fiat, e por ser enorme, sempre tem espaço para todos, assim como para a nova Renault Oroch 2022, que por enquanto oferece a exclusividade desse conjunto mecânico somente na versão topo de linha Outsider (testada) por R$ 140.900*.
As versões mais baratas são equipadas com o motor 1.6 16v e câmbio manual de seis velocidades, sendo: Pro (R$ 108.800*) e Intense (R$ 114.400*).
Dica do especialista: Minha receita para economizar combustível é principalmente usar as trocas de marchas para não exceder os 2.000 giros. Manter os pneus calibrados e o mínimo de peso excedente desnecessário dentro do carro. Evitar curvas fortes, girar o mínimo possível o volante para as curvas e aceleração brusca. Atingir maiores velocidades gradativamente. Vidros fechados acima de 50 km/h. Não colocar em neutro na ‘banguela’, mantendo a mais alta marcha possível. Aproveitar a distância para evitar a parada total, como em semáforos. Sair da inércia é um dos fatores que mais consome combustível. Economizar combustível resulta na economia de outros componentes e certamente na manutenção preventiva. Escolher postos de confiança, para abastecer, não preciso nem recomendar, certo?
@FlavioVerna4x4 – especial para o Portal Uol Carsughi
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*Base de preços: São Paulo. Consultado em 18/07/22.