Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaRenault

Desafio de consumo: Renault Oroch 1.3 Turbo CVT é econômica? Confira os resultados

por Flávio Verna 18/07/2022
por Flávio Verna 18/07/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Teste Consumo - Renault Oroch

Foto: Divulgação/Renault

A Renault desafiou 15 especialistas em condução de automóveis, jornalistas do segmento, para registrar a melhor média de consumo da renovada picape Oroch, que agora conta com novo motor turbo 1.3l associado ao eficiente câmbio CVT X-Tronic de oito velocidades.

O percurso pré-definido envolveu trânsito urbano para acessar rodovia com velocidade máxima de 120 km/h, que após pouco mais de 60 km percorridos, deu acesso a estrada de velocidades variadas, trânsito de mão única, muitas lombadas e buracos junto à bela serra que nos leva ao Haras Tuiuti. Foram 120 km percorridos (saindo de SP) com os mais diversos tipos de solo e velocidades, consumindo apenas 8 litros de gasolina.

Este foi o resultado que consegui obter dirigindo a Renault Oroch com máxima segurança e eficiência, não só minha como condutor, mas também dos recursos mecânicos e inteligentes que o modelo oferece, focando diretamente na economia de combustível, como start-stop, sugestão de trocas de marchas, das 8 que são simuladas. Luz indicadora para Eco Drive de fácil visualização, seletor de modo Eco, e ainda o eficiente motor turbo 1.3 que quando solicitado, responde rápido.

Foto: Divulgação/Renault
Foto: Divulgação/Renault
Foto: Divulgação/Renault
Foto: Divulgação/Renault
Foto: Divulgação/Renault

Eu fui o único no carro, enquanto meus colegas vieram em duplas, fazendo uma troca de motorista no meio do percurso. Caso você pense que meu carro veio mais leve e mudou o resultado, sim, você está certo. Fui penalizado em 2,74% no consumo, que derrubou a minha média para 14,6 km/l, me deixando em segundo lugar, porém empatado com os primeiros no Eco Scoring do sistema do carro 94/100, mostrando a coerência com o resultado traduzido em consumo, ou seja, funciona mesmo. O primeiro carro registrou 15,6 km/l.

Mas antes mesmo do nosso teste, a Renault contratou o Instituto Mauá para aferir tecnicamente o consumo do Kwid e da Oroch Outsider, de forma a respeitar e observar muitos parâmetros para trazer o resultado mais preciso possível. Toda margem de erro foi descartada nesse teste, que incorporou não só o veículo na sua melhor forma a ser testado, mas também com os pneus descalibrados em 30%, completamente carregado em 650 kg (5 ocupantes + carga) e ainda com o ar condicionado ligado no máximo. Conheça o resultado e a variação percentual para cada situação:

Resultado Instituto Mauá - Renault Kwid e Oroch

Imagem: Divulgação/Renault

Em resumo, consegui mais de 15 km/l de média, o que é um resultado muito bom se comparado ao motor antecessor 2.0, gargalo que dificultou o maior sucesso do modelo no passado, mas que no presente momento tem mais condições de disputar o mercado que é dominado pela Fiat, e por ser enorme, sempre tem espaço para todos, assim como para a nova Renault Oroch 2022, que por enquanto oferece a exclusividade desse conjunto mecânico somente na versão topo de linha Outsider (testada) por R$ 140.900*.

As versões mais baratas são equipadas com o motor 1.6 16v e câmbio manual de seis velocidades, sendo: Pro (R$ 108.800*) e Intense (R$ 114.400*).

Dica do especialista: Minha receita para economizar combustível é principalmente usar as trocas de marchas para não exceder os 2.000 giros. Manter os pneus calibrados e o mínimo de peso excedente desnecessário dentro do carro. Evitar curvas fortes, girar o mínimo possível o volante para as curvas e aceleração brusca. Atingir maiores velocidades gradativamente. Vidros fechados acima de 50 km/h. Não colocar em neutro na ‘banguela’, mantendo a mais alta marcha possível. Aproveitar a distância para evitar a parada total, como em semáforos. Sair da inércia é um dos fatores que mais consome combustível. Economizar combustível resulta na economia de outros componentes e certamente na manutenção preventiva. Escolher postos de confiança, para abastecer, não preciso nem recomendar, certo?

@FlavioVerna4x4 – especial para o Portal Uol Carsughi

▶︎ Acompanhe o Canal Carsughi no YouTube:

*Base de preços: São Paulo. Consultado em 18/07/22.

consumoCVTOROCHoroch outsiderPicapeRenault
Flávio Verna

Flávio Verna, com formação acadêmica em tecnologia e comunicação para web, possui mais de 20 anos de experiência no segmento automotivo em diversas áreas, com especialização em off road. Há 12 anos colabora com o maior Portal Off road da América Latina - 4x4 Brasil - onde hoje é responsável pela editoria de conteúdo e avaliações de produtos. Instagram: @flaviostm

Anterior
VW Fusca Pé de Boi: o verdadeiro carro popular
Próximo
“Baby Jeep”, o mini Renegade, é flagrado sem camuflagem em Portugal

Você também pode gostar...

Fiat Pulse ganha maquiagem e novos itens para 2026

Hyundai Kona: a segunda chance do SUV híbrido no Brasil

Honda prepara lançamento do novo WR-V

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025
  • 2

    Honda prepara lançamento do novo WR-V

    25/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Fiat Pulse ganha maquiagem e novos itens para 2026

Hyundai Kona: a segunda chance do SUV híbrido no Brasil

Honda prepara lançamento do novo WR-V