A Chevrolet apresentou nos Estados Unidos a Blazer EV, 100% elétrica, em múltiplas configurações de acabamento e desempenho, chegando a 530 km de autonomia e com estreia prevista para meados de 2023. Em junho desse ano, a marca confirmou que trará três modelos elétricos para o Brasil a partir de 2023, sendo o Bolt EUV o primeiro deles, que já tem data de estreia marcada na Colômbia para o segundo semestre. Depois disso, anunciou que virão o Equinox EV e a Blazer EV. Porém ainda não se sabe exatamente quando virão, embora tenham presença confirmada por aqui.
E, pela primeira vez, a Chevrolet vai oferecer as icônicas versões RS (focada em design) e a SS (focada em performance) para um carro elétrico. Além disso, oferecerá opções de tração dianteira, traseira ou integral (AWD), o que vai possibilitar ao motorista encontrar a forma que mais lhe dá prazer ao conduzir um carro elétrico.
“A Blazer EV cria uma nova variante para SUVs elétricos, com opções e tecnologias intuitivas que ajudam a posicionar a Chevrolet na ponta de um dos segmentos que mais crescem entre os veículos zero emissão”, disse Scott Bell, vice-presidente da Chevrolet na América do Norte.
Esse lançamento faz parte de uma nova geração de carros elétricos da marca, que incluem o SUV Equinox EV e a picape Silverado EV. Atualmente, a Chevrolet comercializa globalmente o Bolt EV e o Bolt EUV.
“Estamos dando grandes passos para oferecer mais opções de modelos zero emissão, que facilitem mais do que nunca a migração para um EV”, completa o executivo.
A Blazer EV é construída sobre a plataforma Ultium, com linhas inspiradas no Corvette e no Camaro e isso justifica o fato da Blazer SS (AWD) entregar mais de 560 cv de potência e mais de 90 kgfm de força, fazendo de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.
“A Blazer EV SS tem a alma de um verdadeiro superesportivo” define Bell. “E mesmo que esta versão represente o suprassumo em relação a performance dentro do nosso portfólio de EVs, todos os demais modelos oferecem recursos que vão surpreender e encantar até mesmo entusiastas de carros de alto rendimento.”
Além dessa autonomia, ela vem ainda com outros recursos como central multimídia de 17,7″, quadro de instrumentos digital de 11″, sistema de iluminação externa todo em LED, cabine revestida com materiais sustentáveis e sensíveis ao toque, sistema de frenagem automática de emergencia para marcha à ré, bancos dianteiros com recursos de “ventilação” e “aquecimento” e abertura elétrica da tampa de acesso para recarga da bateria, entre outros.
A Blazer EV será produzida no México, na fábrica da GM de Ramos Arizpe.