O BMW Group confirmou ontem o investimento de R$ 500 milhões anunciado em novembro passado para a produção da nova geração do BMW X1 e da nova BMW série 3, ambos na planta de Araquari (SC).
“Seguiremos com foco nos clientes a nacionalizar o desenvolvimento mundial e a produção local dos modelos líderes de mercado premium nacional. Com 50% de participação do mercado premium em junho, antecipamos este anúncio de forma a agradecer a preferência dos clientes e a valorizar os cerca de 1.000 colaboradores que temos no país”, afirma Aksel Krieger, CEO e Presidente do BMW Group Brasil. “Os modelos BMW Série 3 e X1 possuem mais de 25% do mercado total de automóveis premium do país”, reforça o executivo.
“Confirmar a produção de novos modelos, apenas dois meses após as respectivas apresentações na Europa, reforça a confiança que a matriz tem em nosso time para produzir com tecnologia, qualidade e paixão no Brasil”, afirma Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da Planta do BMW Group em Araquari. “A produção do Novo BMW Série 3 começa em setembro e a Nova Geração do BMW X1 será anunciada em breve”, enfatiza Otávio.
O time de Engenharia do BMW Group Brasil foi o responsável por apoiar o desenvolvimento global e validar os testes locais de qualidade e desenvolvimento dos modelos para o Brasil. Os testes de resistência de motores e seus componentes são feitos em todo o Brasil para apoiar o trabalho da Engenharia Mundial. Nacionalmente, uma das principais mudanças feitas, tanto no Novo BMW X1, quanto no Novo BMW Série 3, é a adaptação e validação do sistema de powertrain, especialmente o sistema de gases de escape e o sistema de tanque de combustível, visando atender às novas exigências brasileiras do PROCONVE L7.
“O brasileiro é criativo, tecnicamente bem-preparado e nossa equipe local tem cada vez conquistado mais espaço no apoio ao desenvolvimento de novas tecnologias mundiais. Além dos modelos BMW iX, Série 3 e X1, seguiremos com novos trabalhos a serem oportunamente anunciados”, afirma Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil.
Equipe local de engenharia ficou responsável por testar e validar todo o sistema de entretenimento, tanto do Novo BMW X1 quanto do Novo BMW Série 3. Dois protótipos de veículos foram construídos para testar os sistemas. O sistema do novo BMW X1 foi aplicado em um BMW X5, enquanto o Novo BMW Série 3 usou uma carroceria do modelo atual como veículo de teste.
Os esforços dos testes e validação realizados pelo time brasileiro contribuíram substancialmente para o funcionamento correto e a qualidade dos sistemas de infoentretenimento e conectividade localmente e para a aplicação global. Ao todo, foram percorridos quase 45 mil quilômetros de testes, passando por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além dos testes de laboratório.