Desde que foi lançada, a Nova Fiat Strada emplacou de imediato, desbancando a única concorrente em números, de fato, do mercado, a VW Saveiro. Com design moderno, opção de cabine dupla, conectada e com mais itens de segurança que a concorrência, logo caiu no gosto e no bolso dos brasileiros, pois sempre ofereceu uma boa gama de opções, porém, todas com câmbio manual.
E, em pouco tempo, o consumidor começou a pedir uma versão com transmissão automática e a Fiat trouxe a Strada com transmissão automática do tipo CVT para atender a essa demanda reprimida. E o resultado não podia ser outro: emplacou novamente e, mês após mês, continua sendo a picape mais vendida, líder absoluta de mercado.
Mesmo com o lançamento da Ford Maverick, a Strada não perdeu seu posto. A transmissão CVT foi colocada em apenas duas versões – as de topo -, Ranch e Volcano, ambas com motorização 1.3 que entrega 98 cv de potência na gasolina e 107 cv no etanol e 13,2 kgfm e 13,7 kgfm de torque, respectivamente. Esses números respondem à grande pergunta, ela anda bem com câmbio CVT? Sim, ela anda muito bem, porém a versão com transmissão manual entrega maior desempenho no que diz respeito ao consumo. No entanto, a versão com câmbio CVT entrega um enorme conforto ao dirigir.
Esse câmbio CVT simula a troca de sete marchas, que podem ser acionadas pelos paddle shifts e o sistema de CVT é um sistema inteligente, que “entende” em qual faixa de rotação deve estar para entregar a melhor relação entre economia e desempenho.