O Novo Peugeot 408 foi apresentado nesta quarta-feira (22) oficialmente na Europa. O grande chamariz dele é o design, que combina um misto de carrocerias de SUV, coupé e sedã, resultando num carro com silhueta de fastback. Outra novidade é que ele terá também versões híbridas com até 225 cv de potência. Por ora, sabe-se que será produzido na Europa e na China e que será lançado no início de 2023.
A frente dele tem linhas afiladas e o emblema Peugeot está presente na grade dianteira, além de ter assinatura luminosa em forma de presas, característica da marca. As rodas são de 720 mm e aro 20″ e as lanternas são em LED com três garras na traseira.
Medindo 4,69 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,79 m, o novo Peugeot 408 oferece um bom espaço interno na 2ª fileira, com um espaço para as pernas de 188 mm. O porta-malas oferece um volume de 536 litros extensíveis para 1.611 litros com os bancos traseiros rebatidos. A altura de 1,48 m torna a silhueta fina e esbelta, contribuindo para a eficiência aerodinâmica.
As motorizações do Peugeot 408 incluem duas versões híbridas recarregáveis de 180 e 225 cv e uma versão a gasolina de 130 cv. Todas estão associadas a uma caixa de câmbio automático de 8 marchas EAT8. Uma versão totalmente elétrica será lançada posteriormente.
No interior da cabine, o i-Cockpit faz parte dos elementos característicos da marca. Há uma década, ele fica mais completo e mais moderno a cada nova geração. No novo Peugeot 408, ele se destaca pela ergonomia, qualidade, praticidade e tecnologia, com um novo sistema de infoentretenimento, o i-Connect.
Posicionado à altura dos olhos do motorista e acima do volante, o novo quadro de instrumentos adota um painel 100% digital de 10 polegadas. Na versão GT, o painel adota tecnologia 3D. Totalmente ajustável e personalizável, o painel reúne diversos modos de visualização (navegação conectada, rádio/mídia, auxílios à condução, fluxos de energia, entre outros) modificáveis a partir de botões no console.
Nas versões com motorização híbrida, o botão Brake (B) aciona a frenagem regenerativa. Na versão a combustão, ele é substituído por um botão Manual (M), que permite selecionar manualmente a marcha graças às borboletas atrás do volante. Adicionalmente, o seletor de Modo de Condução permite selecionar diferentes modos, (Electric, Eco, Hybrid, Normal e Sport) dependendo da motorização.
Duas motorizações híbridas recarregáveis estão disponíveis no novo Peugeot 408:
– PLUG-IN HYBRID 225 e-EAT8: 2 rodas motrizes / associação de um motor PureTech de 180 cv (132 kW) e de um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa de câmbio automático de 8 marchas e-EAT8 / em vias de homologação.
– PLUG-IN HYBRID 180 e-EAT8: 2 rodas motrizes / associação de um motor PureTech de 150 cv (110 kW) e de um motor elétrico de 81 kW acoplado à caixa de câmbio automático de 8 marchas e-EAT8 / em vias de homologação.
A bateria Li-ion das duas versões híbridas recarregáveis tem uma capacidade de 12,4 kWh e uma potência de 102 kW. Dois tipos de carregadores de bordo estão disponíveis: um carregador monofásico de 3,7 kW oferecido de série e um carregador monofásico de 7,4 kW como equipamento opcional.
Os tempos estimados de recarga são:
– Wall Box (32 A) 7,4 kW com o carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, a carga completa pode ser efetuada em 1h55.
– Tomada reforçada (16 A) com o carregador de bordo monofásico de 3,7kW, a carga completa pode ser efetuada em 3h50.
– Tomada convencional (8 A) com o carregador de bordo monofásico (3,7 kW), a carga completa é atingida em cerca de 7h05.
Uma motorização térmica também está disponível: o motor a gasolina 1.2l de 3 cilindros PureTech de 130 cv conforme à última norma antipoluição Euro 6.4 está associado ao câmbio automático de 8 marchas EAT8 e a um sistema Start & Stop. Esta motorização está em processo de homologação.