Charles Leclerc cravou a pole position para o GP do Azerbaijão (Foto: Dan Istitene/Getty Images)
A classificação para o GP do Azerbaijão, a ser disputado neste domingo no circuito urbano de Baku, mostrou, uma vez mais, a atual superioridade da dupla Ferrari – Red Bull em relação a todos os demais concorrentes. E isso vai a tal ponto que se pode tranquilamente falar em dois campeonatos distintos, um entre as duas equipes principais e outro envolvendo todas as demais equipes.
Na disputa principal, por assim dizer, a Ferrari levou uma pequena vantagem, ao conseguir a pole position com Charles Leclerc, enquanto a Red Bull ficou com o segundo lugar de Pérez e o terceiro de Verstappen. Para Sainz, que vinha disputando a pole com o companheiro de equipe, foi fatal um erro na volta decisiva, que o relegou à quarta posição enquanto Pérez, embora encostando duas vezes no muro, foi mais feliz e saiu ileso, garantindo assim o segundo lugar que lhe permitirá sair na primeira fila ao lado de Leclerc.
Como se percebeu, o equilíbrio entre Ferrari e Red Bull é grande e isto explica a declaração de Verstappen ao final do treino: “amanhã será outra coisa”, ratificando sua confiança na vitória. Este equilíbrio, aliás, impede qualquer prognóstico que não seja a expressão da preferência pessoal por esta ou aquela equipe.
Do ponto de vista estatístico, vale lembrar que esta foi a 16ª pole position de Leclerc em toda sua carreira e a 6ª desta temporada, mostrando o sensível progresso do piloto monegasco em seu caminho no Fórmula 1.
Confira o resultado completo da classificação para o Grande Prêmio do Azerbaijão:
A fourth consecutive pole for @Charles_Leclerc ?#AzerbaijanGP #F1 pic.twitter.com/FH3EJHcx06
— Formula 1 (@F1) June 11, 2022