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FiatIndustria Automobilistica

Fiat 147: o primeiro modelo da marca no Brasil

por Renato Bellote 07/06/2022
por Renato Bellote 07/06/2022
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A indústria automobilística brasileira teve seu desenvolvimento a partir da metade da década de 50 com a criação do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística). A partir daquele momento as marcas tiveram estímulos para criar aqui e trazer mais empregos e desenvolvimento para o país.

Inicialmente a Volkswagen saiu na frente, já que a montagem de Fusca e Kombi pelo sistema CKD já existia há alguns anos. Foi em 1959 que o pontapé inicial foi dado para a produção local, algo que desenvolveu toda a região do ABC.

A Fiat, por sua vez, teve uma trajetória um pouco diferente, mas igualmente bem sucedida. A marca italiana escolheu como sede a cidade de Betim, na região de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Por ali desenvolveu um plano empresarial focado inicialmente em veículos pequenos E um utilitário derivado.

Dessa forma, em 1976, o Fiat 147 chegava ao nosso mercado. O carrinho, no melhor sentido da palavra, era derivado do irmão italiano 127 e passou por rigorosos testes e muito desenvolvimento em nossas estradas para que a marca chegasse a um produto final de qualidade.

Inicialmente ele foi oferecido com o motor de 1.050 cm³ de cilindrada e 56 cv, algo mais do que suficiente para cumprir as tarefas do dia dia com valentia. Uma de suas características era a boa ergonomia, com o volante semi-deitado, algo bastante diferente dos modelos da concorrência e que acabou agradando o público brasileiro.

O exemplar da matéria é um GL, representante da versão Gran Luxo, que chegou mercado em 1978. Como diferenciais ele traz o estofamento de tecido, algo mais elegante e confortável do que a versão L. Além disso o destaque também vai para o desenho das rodas que é ligeiramente diferente. O painel é mais completo e traz mais algumas informações para o motorista.

Ao girar a chave o som clássico do motor invade o habitáculo e segue nessa toada com baixo nível de ruído, mesmo para os padrões da época. A transmissão sempre foi algo a ser observado no 147, com engates que pediam um pouco mais de atenção. Com o tempo vieram os irmãos, como a picape City e também a versão que daria origem a Fiorino. Novamente a palavra versatilidade se aplica aos pequenos modelos da Fiat que revolucionaram o mercado nacional.

Fiat 147

Foto: Renato Bellote

FiatFiat 147garagem do belloteGLgran luxo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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