A Caoa Chery lançou ao mesmo tempo sua linha híbrida, híbrido plug-in e também um primeiro modelo 100% elétrico, batizado de iCar. Importado da China, onde já é comercializado há cinco anos, lembra bastante o Smart, e é um carro subcompacto que virá em versão única, em carroceria feita em alumínio de aviação, com bateria de capacidade total de 30,8 kWh, com sete estágios de regeneração de energia, um motor de 45 kW (61 cv) e autonomia de 282 km.
O iCar já está em sua quarta geração e já vendeu mais de 200 mil unidades, sendo atualmente o veículo mais emplacado na China em seu segmento. Aqui, estará disponível em versão única por R$139.990, praticamente R$3.000 a menos que o valor de lançamento do Kwid elétrico, apresentado em abril desse ano – que, inclusive, o primeiro lote de 750 unidades já esgotou e o valor do elétrico da Renault subiu para R$146.990. No entanto, vale ressaltar que o Kwid elétrico tem outras dimensões e é direcionado para outro público, no meu entendimento.
No entanto, mesmo sendo importado, para conseguir rodar nas péssimas condições que nossas ruas e rodovias oferecem, ele passou por adaptações na suspensão e no motor. O modelo possui motor com potência máxima de 45 kW (61 cv) e torque máximo de 15,3 kgfm (150 Nm).
A bateria do iCar pode ser carregada totalmente em 36 minutos nos eletropostos de carga rápida, em pelo menos cinco horas no sistema de carregamento portátil e onze horas com cabo emergencial em tomada de três pinos. O conector é do tipo CCS Combo 2, o mais comum no mercado nacional.
Com design moderno por fora, o iCar conta também com um interior inovador, com painel de instrumentos em LCD digital e colorido e o sistema multimídia possui tela colorida sensível ao toque de 10,25″, o que chama bastante a atenção devido às suas proporções. Os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica, o volante multifuncional vem com regulagem de altura, além de duas entradas USB e carregamento de celular wireless.
Conta ainda com monitor de pressão e temperatura dos pneus, câmera traseira e sensor de estacionamento, freios a disco, suspensão independente nas 4 rodas, air bag duplo frontal, além do controle de estabilidade e freio eletrônico AutoHold.
A marca diz que ele oferece capacidade para quatro passageiros, eu diria dois adultos mais duas crianças. Quando na configuração normal, o porta-malas tem capacidade de 100 litros, no entanto, com os bancos rebatidos, chega a 380 litros.
As opções de cores são verde, cinza e branco com a carroceria bicolor, sendo o teto panorâmico em preto. Vem equipado com kit de reparo de pneus, traz cabo portátil de carregamento de emergência de 220V/ 20A e oferece garantia de 8 anos para o sistema de propulsão elétrico e 3 anos para o veículo.