A Caoa Chery trouxe a eletrificação para toda sua linha. Apostando num futuro mais ecológico e com taxas de emissão de CO2 cada vez menores, trouxe para a linha de produtos já existentes a opção de versão híbrida para o Tiggo 5x PRO, Tiggo 7 PRO (fabricados nacionalmente) e para o Arrizo 6 PRO (importado). Todos eles seguem contando com câmbio CVT de 9 velocidades.
O grande objetivo da Caoa Chery é oferecer ao consumidor carros mais econômicos e menos poluentes. Aliado à tecnologia híbrida está o motor 1.5 turbo flex, assim como o fez a Toyota com a Prius e depois com o Corolla e que vem conquistando uma boa fatia de mercado pois o valor final não é tão mais lato que o do carro à combustão e contempla, no momento, o melhor dos mundos: o motor híbrido associado ao uso de etanol.
Como funciona a tecnologia híbrida
Ela é baseada na substituição do alternador tradicional por um gerador/ motor BSG (Belt Starter Generator), onde o sistema híbrido funciona recuperando a energia cinética das frenagens. Ela é armazenada em uma bateria de 48V e é utilizada para auxiliar e aumentar o torque e potência gerados pelo motor a combustão quando solicitados de modo que o motor à combustão seja assistido pelo sistema elétrico. O resultado é uma redução de 14% nas emissões de CO2 e economia de até 13% no consumo de combustível.
Esse sistema oferece ainda uma melhora no desempenho. O sistema BSG entrega 10 cv de potência e 40 Nm (4,1 kgfm) adicionais para auxiliar o motor a combustão. Por isso, na versão híbrida, os modelos da Caoa Chery passam a ter 160 cv de potência máxima e 25,5 kgfm de torque máximo, além de terem ganho o sistema start-stop, aquele que desliga o motor quando parado num farol, por exemplo. Ele ajuda na redução de consumo e emissão de poluentes.
Além desses modelos, a Caoa Chery também mexeu no Tiggo 8 PRO, porém nele foi colocada a tecnologia Plug-in Hybrid, sendo portanto o primeiro carro do mercado a contar com dois motores elétricos, que, combinados com o motor à combustão 1.5 Turbo a gasolina, entregam 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid marca também a estreia, aqui no Brasil, da tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission). Trata-se da primeira transmissão dedicada a modelos híbridos. O desempenho dele é fruto do resultado desse conjunto motor + transmissão. Assim, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,72 segundos e tem consumo médio combinado de 42,7 km/l. No modo 100% elétrico, ele tem a capacidade combinada de rodar cerca de 77,6 km, podendo ser recarregado na tomada quando necessário.
O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid possui dois modos de potência (EV e HEV) e possui ainda dois modos de condução, o EV – modo 100% elétrico (em que somente um ou dois motores elétricos atuam) e o HEV – modo híbrido (que otimiza o funcionamento dos três motores priorizando a economia de combustível).
O Tiggo 5X PRO Hybrid e o Tiggo 7 PRO Hybrid chegam às concessionárias na segunda quinzena de julho; o Arrizo 6 Pro Hybrid e o Tiggo 8 PRO Hybrid chegam ao mercado em agosto, porém todos esses modelos já estão disponíveis em pré-venda. Os preços de lançamento são:
Arrizo 6 Pro Hybrid: R$ 159.990
Tiggo 5X PRO Hybrid: R$ 169.990
Tiggo 7 PRO Hybrid: R$ 199.990
Tiggo 8 PRO Plug-In Hybrid: R$ 269.990