Avaliei por uma semana o VW Taos fazendo percurso misto, de rua e estrada. Um carro novo, com grades cromadas, visual imponente num misto de black piano e cromado, mas de muito bom gosto, apresentando um visual moderno e muito harmônico.
Um dos atributos do Taos é a segurança, que está presente em várias partes do carro, começando pela iluminação oferecida pelo conjunto ótico em full LED e sistema próprio, batizado de IQ light, que regula automaticamente a altura das luzes para proporcionar a maior segurança possível, especialmente quando cruza com outro carro em sentido contrário.
Ele conta também com sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) com detector de pedestres, detector de ponto cego e assistente de manobra, controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go, seis airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, entre outros.
Além do visual, que chama bastante a atenção e do sistema de segurança que inclusive ganhou nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe, me surpreendeu o conforto e o silêncio a bordo. Sempre chamo a atenção para o acabamento acústico dos carros especialmente nas versões de topo, e o Taos Highline, mesmo sendo o de topo, não possui manta fono absorvente no capô, mas ainda assim é extremamente silencioso.
Resultado disso é um SUV de condução muito agradável, com espaço de sobra para todos os ocupantes e excelente dirigibilidade. Num mercado extremamente concorrido, ele se destaca por oferecer muitos benefícios mesmo custando mais caro que os concorrentes.
Fabricado na Argentina, completa a linha de SUVs da VW oferecendo conectividade, segurança e potência.