Numa corrida que teve duas fases distintas, Verstappen e Pérez conseguiram uma dobradinha que levou o holandês à liderança do campeonato, com 110 pontos contra os 104 de Leclerc, obrigado a desistir por problemas mecânicos quando estava liderando este GP da Espanha, disputado no tradicional circuito de Montmeló, nos arredores de Barcelona.
Na largada, Leclerc, que partia da pole, pulou à frente e sua liderança se tornou ainda mais tranquila quando, na volta número 9, Verstappen escapou na curva 4, foi ultrapassado por Russell e Pérez e teve que começar uma corrida de recuperação. Antes do holandês, o espanhol Sainz também havia rodado na mesma curva. A recuperação de Verstappen tomou cores mais efetivas apenas na volta 27, quando problemas mecânicos obrigaram o piloto monegasco da Ferrari a abandonar a prova.
Heartbreak for Charles ?#SpanishGP #F1 pic.twitter.com/QMDJehf043
— Formula 1 (@F1) May 22, 2022
Pouco antes, na volta 24 e seguintes, assistimos a uma bela disputa entre Russell e Verstappen que se resolveu apenas na volta 38, quando Pérez fez seu pit stop para troca de pneus para ter um novo lance na volta 44, com o pit stop do holandês. Na volta 46, novo pit stop, desta vez de Sainz, que não alterou a liderança. A prova, como um todo, apresentou mais de 50 paradas no box.
O lance final aconteceu na volta 49 de 66 programadas, quando o box da Red Bull ordenou a Pérez de deixar passar o companheiro, que assim começou sua caminhada vitoriosa. Para Pérez, autor da volta mais rápida, ficou ainda um outro pit stop quando a troca de pneus foi determinante para a obtenção dessa volta mais rápida, que lhe valeu, como manda o regulamento, um ponto à mais na classificação final.
Vale um destaque para a corrida do heptacampeão Hamilton, que após ter um toque com Magnussen na primeira volta, foi obrigado a fazer um pit stop antecipado e voltou apenas na 19ª posição. Ele conseguiu dar a volta por cima, recuperar o prejuízo e cruzar a linha de chegada na 5ª posição. Pelos telespectadores, foi eleito o piloto do dia.
O Campeonato Mundial deixou bem clara, nesta sua fase inicial, a supremacia da dupla Red Bull – Ferrari, com a Mercedes como terceiro disputante. mas os esperados progressos da marca alemã podem indicar que ela não está totalmente alijada da luta final.
Confira o resultado completo do Grande Prêmio da Espanha de F1:
RACE CLASSIFICATION ?
Red Bull's second 1-2 in three races ?#SpanishGP #F1 pic.twitter.com/pcXnQsutM4
— Formula 1 (@F1) May 22, 2022