Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Fiat
    • Ford
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Mercedes
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Alfa Romeo
      • Bugatti
      • Cadillac
      • Caoa Chery
      • Citroen
      • Ferrari
      • JAC
      • Jaguar
      • KIA
      • Lamborghini
      • Land Rover
      • Lexus
      • Maserati
      • McLaren
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

EnglishItalianPortugueseSpanish

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Fiat
    • Ford
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Mercedes
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Alfa Romeo
      • Bugatti
      • Cadillac
      • Caoa Chery
      • Citroen
      • Ferrari
      • JAC
      • Jaguar
      • KIA
      • Lamborghini
      • Land Rover
      • Lexus
      • Maserati
      • McLaren
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
ChevroletIndustria Automobilistica

Opala Diplomata: a essência do luxo

por Renato Bellote 14 de maio de 2022
por Renato Bellote 14 de maio de 2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Opala Diplomata

Foto: Renato Bellote

O começo da década de 90 trouxe ao Brasil o retorno dos automóveis importados. Sonho de consumo, naves, carros de outro mundo. Essa era a impressão geral dos brasileiros durante o período que compreendeu os anos de 1976 a 1990. Eles podiam ser vistos apenas em revistas e nas aguardadas edições do Salão do Automóvel.

Mas vamos voltar no tempo. Na década de 60 o mercado pedia modelos mais luxuosos. Havia uma demanda por eles. Alguns deles se encaixavam como Simca Chabord e Aero-Willys para suprir essa necessidade. Mas o brasileiro queria algo novo e mais moderno. E a Chevrolet viu no Opel Rekord a possibilidade de trazer algo diferente.

Por aqui o estilo, especialmente da parte dianteira, foi redesenhado para o gosto do consumidor local. E ao invés da mecânica europeia foram utilizados motores dos Estados Unidos, com quatro ou seis cilindros. A década de 70 viu o surgimento da versão SS, uma reestilização bem-vinda e também a chegada do lendário motor 250-S, com o som característico das válvulas. Mas no começo da década de 80 a marca resolveu lançar o seu trunfo para o mercado de luxo: a versão Diplomata.

O exemplar da matéria é de 1989. Um ano antes ele havia passado por uma reestilização visual e ficou com um design mais jovem e bem ajustado às necessidades do mercado naquele momento. O interior se destaca pela cor preta. Podemos dizer que é até um pouco pesado, porém exala comodidade. Entrar em um desses Opalas é como voltar no tempo e se sentir quase em casa. Não me pergunte como mas a marca sabia fazer isso de uma maneira especial.

Nessa época o motor de seis cilindros e 4,1 litros estava um pouco mais amansado (135 cv). Mas o torque de 29 kgfm é um de seus diferenciais e faz com que andar em um deles seja algo extremamente prazeroso. O silêncio desse conjunto em funcionamento merece aplausos, tanto que alguns anos antes até mesmo o maestro Diogo Pacheco ilustrou uma famosa propaganda da versão, uma das ideias brilhantes da publicidade brasileira.

Uma característica interessantíssima diz respeito à transmissão automática. São quatro velocidades e o funcionamento bastante suave. As trocas são confortáveis e combinam com a versão. Vale lembrar que essa mesma caixa também era utilizada pela Jaguar na época. Em outras palavras, tínhamos algo de primeiro mundo.

O Opala passaria por mais uma mudança antes de se aposentar com todas as honras e méritos merecidos. Sem dúvida nenhuma ele tem um lugar especial na história da Chevrolet no Brasil, na indústria automobilística nacional e também no coração de milhares de brasileiros em 25 anos de história.

Veja também a coluna passada:

Galaxie Ambulância: andamos no único exemplar produzido

Chevroletgaragem do belloteOpalaopala diplomata
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Picape Tarok, se confirmada, pode ser fabricada no Brasil
Próximo
Avaliação: Fiat Pulse 1.0 turbo gasta menos que o com motor 1.3?

Você também pode gostar...

VW celebra os 50 anos do SP, um dos modelos mais icônicos da marca

Eletrificação elitiza carros, isola Brasil e turva o futuro

Alemanha rejeita fim total de motores a combustão em 2035

Brasília Amarela: estilo de sobra com rodas 17 e supercharger

Corolla Cross leva Toyota a ser notificada por escapamento polêmico

Volkswagen define Silene Chiconini como nova diretora para a América do Sul

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

Canal no Youtube

Livro

Publicidade

Publicidade

SiteDeApostas.com avalia as melhores casas de apostas esportivas que atuam no Brasil. Confira nossas listas e escolha a que mais combina com você.

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Fernando Calmon Fernando Calmon
Flávio Verna Flávio Verna
Gabriella Carsughi
Gilberto Geri Gilberto Geri
Leonardo Felix Leonardo Felix
Maurício Santos Maurício Santos
Orlando Merluzzi
Pedro Kutney Pedro Kutney
Renato Bellote
Vagner Aquino Vagner Aquino
Zeca Chaves Zeca Chaves

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    O que ninguém conta sobre os carros elétricos

    11 de abril de 2021
  • 2

    Carro por assinatura: vale a pena?

    2 de abril de 2020

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@2020 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

VW celebra os 50 anos do SP, um dos modelos mais icônicos da marca

Eletrificação elitiza carros, isola Brasil e turva o futuro

Alemanha rejeita fim total de motores a combustão em 2035

!

Atenção

Para melhor visualização de conteúdo neste site, por favor desative o seu adblock e continue navegando.

×