Depois da febre dos SUVs, as picapes crescem sem freio no interesse dos brasileiros e prometem ser a bola da vez no mercado automotivo dos próximos 12 meses, com lançamentos e renovações importantes.
A novidade mais recente veio “No Limite”, programa apresentado pela TV Globo com patrocínio da Jeep, onde foi divulgado o lançamento da picape derivada do Wrangler, chamada Gladiator, sucesso nos EUA e em outros países.
Jeep
A Jeep não iniciou antes as vendas dessa picape no Brasil por falta de capacidade produtiva, já que a única fábrica do modelo, que fica em Ohio, trabalha com 100% de sua capacidade, tentando atender a demanda dos mercados americano, europeu, australiano, argentino e agora também, o brasileiro.
Um Wrangler com caçamba, esse é o Gladiator. Com as mesmas customizações de uso, ou seja, possibilidade de sacar portas, teto e ainda rebater o pára-brisa para vivenciar o ‘open-air’ da mobilidade aventureira no melhor cenário brasileiro que você puder encontrar.
Toyota
A Toyota apresentou sua versão ‘customizada’ da Hilux pelo competente time Gazoo Racing, que foi inspirada no modelo vencedor do rally Dakar. O objetivo foi entregar a picape ajustada para desenvolver maior velocidade, sem perder o conforto no fora de estrada.
Para isso, o motor 2.8 que equipa as outras versões da picape ganhou mais 20 cv de potencia, borboletas no volante, molas com maior rigidez e amortecedores com 30% a mais de curso. A parte visual foi repaginada, com apelo mais discreto que as versões anteriores.
Nissan
A Nissan apresentou o facelift da Frontier e novas versões que agora somam 6 variantes, incluindo a mais aventureira Pro-4x. Novo volante (mesmo do Kicks), painel em TFT de 7″, modo de condução ajustável, freios a disco nas 4 rodas e sem alteração de valor se comparado com os modelos substituídos.
Chevrolet
A Chevrolet lançou a versão Z71 da S10, que se posiciona acima da LT e abaixo da LTZ. Com visual aventureiro, como pede a moda, inclui santântonio tubular, estribo plataforma exclusivo, pneus AT e aplique plástico nos pára-lamas.
Para 2023, a marca terá uma nova geração da Montana, que passará a ter cabine dupla para competir no segmento da Fiat Toro.
Ford
Quando o assunto é off-road, a Ford vem tentando acertar com o lançamento da Maverick FX4 Lariat, que apesar de possuir um sistema de tração bem eficiente, não tem altura livre de solo capaz de encarar boa parte do fora de estrada brasileiro, mas parece que é no on-road que ela fará mais sucesso.
Já a Ranger, tem para todo tipo de uso e são 9 derivações, com destaque para a novata FX4 e a mais completa Limited. A FX4 pode sair pronta para o off-road de verdade de fábrica, com opção de pneus AT Plus e snorkel. A Limited é luxuosa e conta com ACC.
A marca anunciou que finalmente trará a F-150 para o Brasil no próximo ano, com grandes chances de vir a versão híbrida que foi apresentada na Argentina no início deste ano. Em breve, a nova geração da Ranger também deverá ser apresentada.
Mitsubishi
A Mitsubishi tem seu público cativo e bons produtos, mas não emplaca como poderia por N razões e não tem novidades em sua linha de picapes. Deverá apresentar uma nova geração apenas em 2024.
Peugeot
A Peugeot fez toda comunicação para trazer a Landtrek ao Brasil, mas após consultar a equipe de comunicação da marca, nenhuma informação oficial sobre o lançamento ou previsão foi dada. Desde o início, suspeitei que nem chegaria por aqui, como escrevi em minha coluna em novembro de 2020 neste portal e continuo com a mesma suspeita.
Fiat
A Fiat lidera o segmento de picapes menores com a Toro e a imbatível Strada desde sempre e não vejo nenhum modelo no retrovisor, nem mesmo a nova Montana, tampouco a Renault Oroch renovada.
Renault
Falando em Renault, foi apresentada a nova Oroch, cujo diferencial principal é o novo motor mais eficiente turbo flex 1.3 de 17 0cv e um câmbio CVT de oito velocidades, além de um visual mais robusto herdado do Duster Outsider que não muda muita coisa em seu posicionamento e parece não oferecer perigo à líder Fiat.
Volkswagen
A Volkswagen decepcionou seus clientes fãs da Amarok quando anunciou investimento de 250 milhões de dólares na planta Argentina, indicando o facelift da primeira geração da picape para o mercado sul-americano, incluindo o Brasil. A previsão de lançamento é apenas para 2024, enquanto outros mercados emergentes terão a segunda geração que está sendo desenvolvida e será produzida na planta da África do Sul, desvinculada da nova geração da Ford Ranger.
RAM
A marca RAM bate recordes de vendas no Brasil e deve continuar emplacando tudo que conseguir trazer para nosso mercado, que sofre pela falta de opções concorrentes. O Grupo Stellantis sabe disso e aproveita muito bem, trazendo agora três tamanhos: 1500, 2500 e 3500. Todos os modelos têm fila de espera na rede de concessionários. Uma RAM 1000 pode ser lançada e com fabricação nacional, para brigar de frente com as picapes médias, porém em monobloco e não em chassi, aproveitando a plataforma que atende o Jeep Commander.
Outras picapes
Muitas especulações sobre novos projetos de picape, incluindo BMW, Caoa Chery, além dos já produzidos em série Hyundai Santa Cruz e o Honda Ridgeline, que pouca chance tem de serem comercializados no Brasil.
Longe da especulação e com projeto ambicioso de grande soma financeira (R$ 4,4 bilhões até 2025 e mais R$ 6 bilhões até 2032), a GWM (Great Wall Motors) aposta na produção local modernizada e focada em novas tecnologias. A gigante chinesa de capital privado possui em seu conglomerado 5 marcas. A sua picape Poer pode ser oferecida já no segundo semestre de 2023, com produção local e híbrida.
Dica do especialista: Quando estiver pilotando sua picape, procure o ponto de calibragem dos pneus que melhor ofereça conforto na rodagem, se esse for seu objetivo. Talvez perca um pouquinho no rendimento do consumo de combustível ou no desgaste dos pneus, o que na minha opinião, vale cada centavo. Existe também um acessório fácil de ser encontrado e com preço acessível. Popularmente conhecido como ‘jumelo confort’, auxilia na redução do retorno elástico do feixe de molas, fazendo pular menos o eixo traseiro, vale a pena!