Como os treinos tinham indicado, a Ferrari dominou a prova de classificação para o GP de Mônaco, em pauta para este domingo, colocando seus dois carros na primeira fila. A pole position foi do ídolo local (nascido em Mônaco) Charles Leclerc e ao seu lado largará Sainz.
Logo atrás estará a dupla da Red Bull, com a curiosidade do mexicano Pérez ter ficado à frente de seu companheiro, e atual campeão mundial, Verstappen, distanciado de 73 milésimo de segundo. Porém, vale lembrar que Pérez acabou atrapalhando a última volta rápida dos demais pilotos ao bater no minuto final do Q3. Sainz, que vinha logo atrás, não teve tempo suficiente para reagir e bateu também, “fechando a rua” e colocando fim à classificação.
Isto faz prever uma luta acirrada entre Ferrari e Red Bull nas estreitas ruas do Principado, sem que se possa arriscar um prognóstico, já que a superioridade mostrada pelos carros de Maranello na volta seca pode não se verificar em ritmo de corrida quando até mesmo o diferente peso dos carros (carregando combustível para toda a prova) alteram seu desempenho e influenciam no desgaste de pneus.
De toda forma, o que se pode dizer é que a vitória, e talvez até mesmo o pódio, serão ocupados por Ferrari e Red Bull, a presença de um piloto de outra equipe devendo certamente causar surpresa.
O que a televisão não mostrou, por fim, foi uma faixa colocada na sacada de um dos prédios que ladeiam o circuito, em que se lia “Daghe Charles”. Esta frase, em dialeto monegasco, pode ser traduzida como “Força Charles” e representa muito bem o apoio dos torcedores locais a seu ídolo, fazendo até prever uma grande festa popular se Leclerc for o vencedor.
Confira o resultado completo da classificação para o Grande Prêmio de Mônaco:
FULL QUALIFYING CLASSIFICATION ?#MonacoGP #F1 pic.twitter.com/gCo3jFgJQS
— Formula 1 (@F1) May 28, 2022