Os treinos de sexta-feira tinham indicado o provável bom desempenho da Ferrari neste fim de semana em Miami. E no sábado, essa impressão se reforçou com a conquista por parte da equipe de Maranello dos dois primeiros lugares no grid de largada, sendo a pole de Leclerc com Sainz logo ao seu lado, ficando o campeão mundial Verstappen em terceiro lugar.
Isto, naturalmente, não autoriza ninguém a entender que a corrida já tem um vencedor antecipado, mas deixa em aberto a clara possibilidade de uma luta acirrada dos três primeiros com a chance eventual até mesmo de uma dobradinha Ferrari na bandeirada final.
Essa situação, que teria sido inesperada algum tempo atrás, mostra que nesta temporada a Ferrari acertou seu carro, que hoje é altamente competitivo e permite aos seus dois pilotos aspirarem resultados de destaque.
Uma nota positiva da classificação foi uma certa recuperação da Mercedes, atual campeã do mundial de construtores, que conseguiu com Hamilton a 6ª colocação, embora atrás de seu ex-companheiro de equipe Bottas, que levou a Alfa Romeo de motor Ferrari à 5ª colocação. A equipe de Stuttgart vem sofrendo desde as primeiras corridas com um projeto que não parece ter ido no rumo certo.
Essa é a estreia do Grande Prêmio de Miami no calendário da Fórmula 1. A pista do Autódromo Internacional de Miami, que se assemelha a um circuito de rua, contará com três zonas de abertura de asa móvel na corrida, tendo cada uma delas o seu ponto de detecção próprio.
Após as sessões de treinos na sexta-feira, alguns pilotos reclamaram do asfalto do circuito. Norris, da McLaren, disse ao site da F1 que “[o asfalto] é bem irregular em algumas partes, o que não esperávamos. Acho que todos esperavam que fosse bem liso e bonito, mas não é. É bastante complicado. Se você sair da linha principal em qualquer lugar, é basicamente fim de jogo. Você roda e acaba no muro”. Isso pode ser um fator que dificulte as ultrapassagens durante a corrida.
Confira o resultado completo da classificação para o Grande Prêmio de Miami:
Piloto | Equipe | Tempo (Q1) | Tempo (Q2) | Tempo (Q3) |
---|---|---|---|---|
1. Leclerc | Scuderia Ferrari | 1:29.474 | 1:29.130 | 1:28.796 |
2. Sainz | Scuderia Ferrari | 1:30.079 | 1:29.729 | 1:28.986 |
3. Verstappen | Red Bull Racing | 1:29.836 | 1:29.202 | 1:28.991 |
4. Pérez | Red Bull Racing | 1:30.055 | 1:29.673 | 1:29.036 |
5. Bottas | Alfa Romeo | 1:30.845 | 1:29.751 | 1:29.475 |
6. Hamilton | Mercedes | 1:30.388 | 1:29.797 | 1:29.625 |
7. Gasly | AlphaTauri | 1:30.779 | 1:30.128 | 1:29.690 |
8. Norris | McLaren | 1:30.761 | 1:29.634 | 1:29.750 |
9. Tsunoda | AlphaTauri | 1:30.485 | 1:30.031 | 1:29.932 |
10. Stroll | Aston Martin | 1:30.441 | 1:29.996 | 1:30.676 |
11. Alonso | Alpine | 1:30.407 | 1:30.160 | - |
12. Russell | Mercedes | 1:30.490 | 1:30.173 | - |
13. Vettel | Aston Martin | 1:30.677 | 1:30.214 | - |
14. Ricciardo | McLaren | 1:30.583 | 1:30.310 | - |
15. Schumacher | Haas | 1:30.645 | 1:30.423 | - |
16. Magnussen | Haas | 1:30.975 | - | - |
17. Zhou | Alfa Romeo | 1:31.020 | - | - |
18. Albon | Williams | 1:31.266 | - | - |
19. Latifi | Williams | 1:31.325 | - | - |
NC - Ocon | Alpine | - | - | - |