Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Boicote fracassado: procura pelo VW Polo dispara e valor sobe

por Leonardo Felix 22/05/2022
por Leonardo Felix 22/05/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
VW Polo

Foto: Reprodução/Twitter @vwbrasil

Na contramão da narrativa que inventou uma crise por causa de uma propaganda, hatch despertou mais interesse e se valorizou no mercado de seminovos

Ah, internet! Esse arcabouço de efemeridades, informações e comportamentos falsos. É preciso, mesmo, uma boa dose de paciência e sabedoria para extrair dali o que há de bom, em vez de cair em seu turbilhão de ódio imediatista.

Turbilhão que, não se engane, tem sua dose proposital: gera engajamento, o que gera dinheiro. Por isso, se o fomenta aqui e ali, à base do “sem querer, querendo”, nos esconsos de um discurso de pseudocombate a esse fenômeno.

Vejamos o caso do Volkswagen Polo. Nos últimos dias, uma peça publicitária que mostrava como um casal gay usava o carro – uau, que crime! – despertou a ira homofóbica de gente que não se furtou de fazer comentários raivosos – justamente o pessoal que adora ironizar o “mimimi” alheio quanto lhes convém – e/ou criar memes para lá de óbvios e sem graça.

Em meio ao processo de “cancelamento” de um automóvel – a que ponto chegamos… –, iniciou-se o burburinho de que muita gente estaria vendendo o seu Polo, que os preços estariam despencando, que os concessionários já estariam implorando para que o conteúdo fosse tirado do ar, entre outras baboseiras.

Tudo para que a Volkswagen, essa malvada, aprendesse a rasa lição de que “quem lacra não lucra”. Ai, ai, ai…

Discurso de ódio vs realidade dos fatos

Previsivelmente, tal discurso não condiz com a realidade dos fatos. Pelo contrário: em 7 de maio, um dia após a divulgação da publicidade, as buscas pelo Polo nos classificados da Mobiauto, onde trabalho, quase triplicaram. O crescimento total foi de 189%.

Passados sete dias do anúncio, o aumento médio ficou ainda em expressivos 155% no comparativo com os sete dias anteriores. Passadas duas semanas, a alta ainda permanecia em 153% em relação ao mesmo período antes da divulgação da peça publicitária.

Já a média de anúncios despencou para menos da metade entre os dias 6 e 7 de maio. Depois, caiu quase pela metade de novo no dia 8. Voltou a crescer a partir de 9 de maio, mas ainda segue como a menor média de anúncios do modelo em todo o ano.

Ou seja, a procura pelo Polo aumentou e a disponibilidade para venda diminuiu, exatamente o oposto do que a turma do boicote queria ou prenunciava.

Por isso mesmo, o valor médio de um Polo Comfortline 200 TSI 2022 nos classificados da Mobiauto, que estava em R$ 103.200 no dia 6 de maio, atingiu um pico de R$ 111.200 no dia 11 de maio. Agora, consta em R$ 106.000. Esta é a versão com a maior quantidade de anúncios na plataforma e, como se vê, valorizou 2,7% desde a divulgação da campanha.

Narrativa fracassada, boicote idem.

O caso Fiat com o jogador Maurício Souza

Fenômeno similar já havia ocorrido em outubro do ano passado com a Fiat, patrocinadora do Minas Tênis Clube, time de vôlei no qual atuava o jogador Maurício Souza. O meia, assumidamente conservador, fez comentários de cunho homofóbico em suas redes sociais.

Após pressão de empresas como a Fiat, o clube se viu obrigado a demiti-lo (algo que o próprio presidente da instituição, em áudio vazado, admitiu que não queria ter feito). Foi o estopim para que a horda raivosa sugerisse um boicote aos produtos da fabricante italiana.

Estamos atentos aos últimos acontecimentos envolvendo o time de vôlei Fiat Minas Gerdau e o jogador Maurício Souza, e portanto, cobrando as medidas cabíveis, de acordo com o nosso posicionamento inegociável diante do respeito à diversidade e à inclusão. pic.twitter.com/GDiAGama2u

— Fiat Automóveis (@FiatBR) October 26, 2021

Deu tão “certo” que, de novembro para cá, a Fiat continuou sendo ininterrupta e consecutivamente a marca de automóveis e comerciais leves mais vendida no Brasil. E com participação de mercado maior hoje do que tinha na ocasião. Precisamos dizer mais?

No fim, a azáfama raivosa e imediatista tende a se evaporar como água no asfalto quente, e a VW tem tudo para, veja só, lacrar e lucrar em longo prazo com uma campanha corajosa. Torço, aliás, para que isso aconteça. Porque o turbilhão de ódio da internet não pode ser mais forte que o bom senso da vida real. Não pode e, espero muito, não há de ser.

mobiautopolopropagandaVolkswagenVW
Leonardo Felix

Leonardo Felix é jornalista especializado na área automobilística há 10 anos. Com passagens por UOL Carros, Quatro Rodas e, agora, como editor-chefe da Mobiauto, adora analisar e apurar os movimentos das fabricantes instaladas no país para antecipar tendências e futuros lançamentos.

Anterior
Verstappen e Pérez fazem dobradinha Red Bull na Espanha após abandono de Leclerc
Próximo
Chevrolet traz Equinox em versão esportiva RS e atualiza tecnologias

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência