No início desse ano, a Renault apresentou a nova linha do seu SUV mais vendido, o Duster 2023. Com 10 anos de história no mercado brasileiro, ele veio agora com uma nova opção de motorização, o motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, que entrega 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, o maior da categoria. Trata-se de um motor global, produzido na Espanha.
Assim, o resultado dessa mudança é um motor mais ágil, que acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h, com retomadas mais rápidas. A esse motor está acoplada a transmissão automática CVT (para a versão Iconic) que simula oito marchas. A Renault informa que, com essa mudança, as retomadas ficaram até 36% mais rápidas. Essa transmissão é gerenciada por um software que simula a troca das marchas no modo automático e ela oferece também a opção de troca manual através da alavanca do câmbio, o que facilita as arrancadas e ultrapassagens.
O consumo do Renault Duster informado pelo Inmetro é de 11,5 km/l na estrada e de 10,8 km/l na cidade quando abastecido com gasolina e 8,4 km/l no percurso rodoviário e 7,7 km/l no urbano, quando abastecido com etanol. No entanto, usamos o carro por uma semana em São Paulo, no trânsito pesado e percurso 100% urbano e, a princípio, ele fez menos de 4 km/l. Quando conseguimos usá-lo em momentos de trânsito considerado normal para nossa cidade, conseguimos chegar a 5,3 km/l, sempre no etanol.
Mas posso afirmar que o que mais me agradou no novo Duster foi a suspensão, de tipo McPherson na frente e roda tipo com eixo de torção e molas helicoidais na traseira, que permite que esse conjunto traga uma agradabilíssima sensação ao transpor valetas, lombadas e buracos em geral, graças também à elevada altura do solo. A sensação é a de dirigir um SUV robusto, porém de direção muito leve e gostosa.
O novo Duster trouxe ainda diversas inovações, como a central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay, e o novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road e passou a ser oferecido em cinco versões: Zen, Zen CVT XTRONIC®, Intense CVT XTRONIC®, Iconic CVT XTRONIC® – todas com o eficiente motor 1.6 SCe – e a nova Iconic CVT XTRONIC®, com a motorização turbo TCe 1.3 flex.
Aqui estão as configurações e os preços de cada versão:
Zen 1.6 SCe MT (R$ 102.990) – Barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA, cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Start&Stop, trava elétrica com fechamento automático (CAR), banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12V traseira, rodas de aço 16”, rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete.
Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.
Zen 1.6 SCe transmissão CVT XTRONIC® (R$ 110.690) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT XTRONIC® e ponteira do escapamento cromada.
Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.
Intense 1.6 SCe transmissão CVT XTRONIC® (R$ 117.690) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, faróis de neblina, retrovisor externo em preto, rodas de liga leve 16”, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático e controlador e limitador de velocidade.
Iconic 1.6 SCe transmissão CVT XTRONIC® (R$ 124.790) – Todos os itens da versão Intense – CVT XTRONIC® + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço.
Iconic turbo TCe 1.3 transmissão CVT (R$ 138.790) – Todos os itens da versão Iconic – CVT XTRONIC® + motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.