A Audi do Brasil surpreendeu ao apresentar a versão Sportback para o Q3 com suspensão elevada e a querida tração quattro de volta. Todo visual foi repaginado, incluindo todo o painel, novos acabamentos e uma série de customizações na hora da compra, que pode incluir acessórios genuínos Audi para levar a bike, bagagem ou até mesmo o material de forração dos bancos.
As primeiras unidades a venda são importadas da Hungria, mas no segundo semestre volta a ser montado no Paraná, como aconteceu entre 2016 e 2018. Com crescente aceitação, a carroceria Sportback passa a ser oferecida em quase todos suves da marca, esperando atingir 43% da escolha até o final deste ano.
Motor 2.0 TFSI de 231cv e 34kgfm de torque, associado ao câmbio tiptronic de 8 velocidades e tração quattro faz esse SUV esportivo atingir o 0-100 km/h em 7 segundos e velocidade máxima limitada em 240 km/h. É tão acertado esse conjunto que dá vontade ficar dirigindo sem parar.
Com toda essa potência e altura de SUV, imaginei que perderia um pouco de performance em curvas fechadas e comprovei que não, pelo contrário, melhorou em virtude da nova suspensão que, apesar de mais elevada, ficou mais rígida que combinou muito bem com a eletrônica da tração quattro.
A elevação nas suspensões dianteira e traseira de 185mm e 135mm, respectivamente, foram muito importantes para aumentar a capacidade off-road. O porta-malas possui fácil acesso e acomoda 530 litros, podendo ser ampliado para 1.400 litros com os bancos rebaixados.
“Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro e estamos muito orgulhosos em retomar a produção em São José dos Pinhais (PR) em breve com este belo carro. O Audi Q3 é uma referência no segmento e best-seller global da marca — ano passado foi o segundo mais vendido, com quase 260 mil unidades comercializadas em todo o mundo. A nova carroceria Sportback atende ao mercado que busca cada vez mais aliar um design contemporâneo com a versatilidade dos utilitários compactos”, afirma Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.
Com linhas fluidas e a nova identidade visual da marca, que são identificadas nos ombros pronunciados, vincos afunilados e um conjunto óptico invocado, o novo Q3 tem atributos para manter sua dinastia. Na dianteira, a grade Singleframe octogonal, com interior em colmeia e moldura cromada – preta na versão Performance Black, segue a linguagem estética da família Q. As amplas entradas de ar trapezoidais, conectadas por uma lâmina horizontal no para-choques, potencializam a sensação de esportividade. Já os faróis Full-LED, com design plano e retilíneo, integra as luzes diurnas dinâmicas.
Na lateral, o caimento do teto levemente inclinado e a linha de cintura transmitem a sensação de que o veículo é mais comprido até mesmo que o seu irmão Q3 SUV, proporcionando um efeito visual interessante, embora a diferença no comprimento deles seja de apenas 16 milímetros, mas com a mesma capacidade volumétrica de porta-malas. A traseira com seu para-choques esportivo, janela ladeada por molduras pretas e lanternas tridimensionais, tornam o conjunto ainda mais harmonioso.
O design esportivo da carroceria aparece também na cabine, revestida por materiais nobres e com alto nível de isolamento acústico. O painel de instrumentos é dividido em duas partes: superior, que acomoda as saídas de ar-condicionado; e inferior, que integra os comandos de entretenimento, climatização, conectividade e demais operações do veículo. A ergonomia é reforçada pelo painel central inclinado em 10 graus ao motorista, otimizando a experiência ao volante.
No painel de controle, a central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é incorporada de forma quase imperceptível por um elegante painel de vidro em preto brilhante, sobretudo quanto desativada. Já o Audi Virtual Cockpit é composto por uma tela de instrumentos de TFT totalmente digital com 10,25 polegadas e mostra as informações mais importantes do veículo através de imagens e gráficos em alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.
Na dianteira, os assentos esportivos possuem ajustes elétricos, os bancos traseiros são divididos na proporção 40:20:40 e possuem inclinação ajustável em até sete estágios. Os passageiros contam com duas portas USB, descansa braço central com dois porta-copos e assentos corrediços (até 130 milímetros) de série, que asseguram um espaço surpreendente para as pernas e joelhos dos ocupantes, além da facilidade para a carga de formas formas.
O Audi Drive Select realiza uma série de ajustes no motor, transmissão e direção para proporcionar diferentes tipos de condução ao condutor, que pode escolher entre seis modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road. Neste último modo, o controle de estabilidade eletrônico altera o sistema de controle de tração para o modo Off-Road, ativando outras funções como o sistema de assistência em declives, que mantém constante a velocidade especificada pelo motorista (até 30 km/h) em descidas e aplica o freio automaticamente. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) pode ser desativado completamente mediante solicitação do motorista.
Entre os itens de conforto e conveniência, estão disponíveis ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, diferentes modos de condução e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função hands-free. Com nota máxima (cinco estrelas) no EuroNCAP, um dos mais rigorosos testes de segurança em automóveis do mundo, o novo Q3 Sportback oferece diversos itens de segurança aos ocupantes, como assistente de partida em rampa; câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros que auxiliam em manobras.
Há ainda o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go, que auxilia o condutor nos congestionamentos das grandes cidades e torna a condução mais eficiente; Sistema de som SONOS 3D, com 680W de potência; e o sistema de Aviso de Saída de Faixas (Lane Departure Warning), oferecidos no Pacote Advanced, como opcional, para a versão Performance Black. O teto solar panorâmico “Open-Sky” é opcional na versão Performance e de série na Performance Black.
Em relação às dimensões, são 4,50 metros (comprimento), 1,84 metro (largura) – 2,02 metros com retrovisores, 1,56 metro (altura) e 2,68 metros (entre eixos). O peso total é de 1.676 quilos.
O novo Q3 Sportback 2.0 TFSI está disponível em duas versões: Performance quattro (R$ 315.990) e Performance Black quattro (R$ 339.990).