Toyota Hilux sempre foi a grife das picapes. Sonho de consumo de quem vive o agronegócio, passou por várias reestilizações para agradar os picapeiros urbanos, até chegar a essa versão GR-Sport, a mais estilosa e esportiva, que pode agradar todo o publico do off-road como quem quer desfilar pelas metrópoles a bordo de um utilitário esportivo que chama muito a atenção.
Na pista de off-road do Autódromo Velo Cittá, pudemos testar as funções mais admiradas de uma picape Hilux. Combina a pegada esportiva com o conforto singular que já a conhecemos. Não é à toa que é uma das lendas do Rally Dakar e um dos modelos que conquistou a vitória na corrida mais desafiadora do mundo. E vem daí a inspiração para a criação da nova Hilux GR-S.
O visual, tanto interno quanto externo, é impactante. As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota Gazoo Racing, Preto Attitude, Vermelho Volcano e Branco Pérola. Essas duas últimas opções apresentam uma alternativa em dois tons (dual tone) com teto, capô e retrovisores na cor Preto Attitude. Os para-lamas alargados na cor preta, maçanetas, retrovisores e barra contrastam com as cores da carroceria. Os bancos dianteiros combinam couro natural e ecológico e Suede perfurado, com costura vermelha.
Destaco também os elementos distintivos da marca Gazoo Racing, como o botão de ignição, a chave, a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, pedaleira de alumínio e tapetes exclusivos para este modelo.
Visual que impacta vamos ao que de fato importa, vale a pena o custo-benefício de um veículo que custa R$ 348.790?
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No teste drive realizado pelo Portal Carsughi, avaliamos apenas as condições off-road, mas pudemos verificar o nível de acerto, com melhorias na suspensão, proporcionando comportamento dinâmico em trechos de tobogã, aclive ou declive. Os pneus 265/60 R17” All-Terrain, com a tração 4×4 tornam muito segura e tranquila a passagem por terrenos enlamaçados, pedriscos ou terra batida, sem derrapar, com muita estabilidade. A versão GR-S da Hilux adota um novo estilo de rodas de liga leve de 17”, proporcionando design exclusivo.
Nesta versão, a nova Hilux GR-S está equipada com um motor diesel 2.8L de 4 cilindros em linha de 224 cv com turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD), acoplado a uma caixa automática de seis velocidades. Com isso, a picape, nesta versão GR-S, ganhou 20 cv de potência em relação às demais versões do portfólio.
O torque também aumentou de 50,9 kgfm para 55 kgfm, elevando a força para subidas mais íngremes. Estas características são ressaltadas pela suspensão, que recebeu nova configuração nas molas para ganhar maior rigidez, além de aumentar em 30% o diâmetro dos amortecedores monotubo, se comparado aos demais modelos Hilux.
O resultado se vê na direção, com resposta mais direta e linear em condições de velocidade, em terrenos dentro e fora de estrada, sem afetar a capacidade de carga. Assim, o motorista eleva o grau de confiança e segurança ao volante, principalmente em terrenos de baixa aderência, como terra e estradas não pavimentadas.