Sempre que se ouve falar em “carro de tiozão”, isso está associado ao Toyota Corolla. Erroneamente, na minha opinião, mas virou um jargão e agora a novidade da Toyota vem para acabar de vez com ele. Você conhece o GR Corolla? GR vem da divisão esportiva da marca, Gazoo Racing.
Ele chega com o motor mais potente da história do Corolla, com 1.6 três cilindros turbo – o mesmo que é usado no GR Yaris – e entrega 304 cv de potência com 37,7 kgfm de torque. Tá bom ou quer mais? Tudo isso acoplado a uma caixa de transmissão manual de seis velocidades e sistema de tração integral.
Bem diferente do motor 2.0 da atual versão sedã, ele mudou também no visual. Tem uma pegada agressiva, com para-lamas alargados, rodas de liga-leve de 18 polegadas com pneus Michelin, tripla saída de escape na traseira, discos de freio ventilados na frente e atrás e retrovisores em preto brilhante.
O interior é todo em preto, incluindo o teto e tem volante exclusivo dessa versão, com visual esportivo. O freio de mão é manual, as pedaleiras são de alumínio e os bancos são esportivos. Além disso, o quadro de instrumentos é de 12,3” com tacômetro de com informações da pressão do turbo, além de mostrar o modo de tração escolhido e qual marcha está sendo utilizada. A central multimídia tem tela de 8” com sistema de assistência baseado em inteligência artificial, assim como vemos hoje na Mercedes, e atende por “Hey, Toyota”.
A versão escolhida pela Toyota para lançar o GR Corolla é bem equipada e batizada de Circuit Edition, que vem com pinças de freio pintadas de vermelho, teto de fibra de carbono e capô de forma abaulado com entradas de ar funcionais.
Mesmo com toda sua agressividade, o GR Corolla é bem completo quando o assunto é segurança. O hatch traz na lista itens como sistema pré-colisão com detecção de pedestre, assistente de saída de faixa com correção de trajetória, controle de cruzeiro, farol alto automático, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e controle de partida em rampa.
No mês passado, a Toyota confirmou que o GR Corolla será vendido no Brasil em 2023. A japonesa vai trazer uma unidade para analisar o interesse dos clientes ainda neste ano.
A estimativa é de que o hatch apimentado chegue por aqui custando de R$ 230 mil a R$ 250 mil – tudo vai depender do dólar no ano que vem. Apesar de salgado, ainda deverá ser mais barato que o Subaru WRX STi, que parte de R$ 308.900.