Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaToyota

Toyota Gazoo Racing apresenta novas versões esportivas de SUV e picape

por Wandick Donett 16/04/2022
por Wandick Donett 16/04/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Corolla Cross GR Sport

Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota do Brasil apresentou na última quarta-feira (13) o GR Day, evento de imersão da Toyota Gazoo Racing, sobre a história e filosofia da sua divisão esportiva. A experiência ocorreu nas dependências do Autódromo Velo Cittá, em Mogi-Guaçu, com modelos Corolla Cross GR-Sport para a pista de alta velocidade. E para a picape Hilux GR-S foi destinado o teste-drive no trecho off-road do complexo automobilístico. O GR Day teve ainda o MotorSport Experience, com os carros da Toyota Gazoo Racing que participam da Stock Car Brasil.

Ambos os veículos foram desenvolvidos sob a expertise da equipe de engenheiros da marca Toyota Gazoo Racing na América Latina. A ideia é justamente traduzir e levar as lições das pistas de corrida e os carros de performance aos veículos de rua.

Mas nada se compara à emoção de subir a adrenalina dentro de um cockpit dos carros Toyota Gazoo Racing de Tony Kanaan, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet, todos da Stock Car. Giro alto nos motores, podemos conferir como passageiros duas voltas no autódromo, na companhia dos pilotos vencedores e conhecer a performance esportiva dos veículos.

De volta ao que podemos testar nas ruas, foi possível conferir o desempenho até que surpreendente do Corolla Cross GR-Sport. Foi bastante interessante poder conhecer as habilidades esportivas de um SUV como o Corolla Cross, em alta velocidade.

Corolla Cross GR Sport

Foto: Divulgação/Toyota

Gostei do comportamento na pista, direção equilibrada e estabilidade nas curvas. A suspensão ganhou braço estrutural ligado ao chassi para ter mais rigidez ao veículo, aumentando a precisão das respostas e uma condução mais dinâmica. O Software do EPS (Electronic Power Steering) foi ajustado de forma a melhorar a assistência à dirigibilidade, trazendo mais sensação de movimento e domínio do veículo em resposta às manobras.

O trem de força é o mesmo das versões anteriores. Traz o motor Dynamic Force 2.0L Dual VVT-iE1 16V Flex. Abastecido com etanol, rende 177 cv a 6600 rpm, e torque máximo de 21,4 kgfm a 4400 rpm.

Corolla Cross GR Sport

Foto: Divulgação/Toyota

O Corolla Cross vem com a transmissão Direct Shift de 10 velocidades, que proporciona trocas mais suaves e sensação de acelerações mais diretas em relação ao CVT convencional. O motorista tem à disposição três modos de condução normal, esportivo e eco, que se adequam ao estilo e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, de acordo com a demanda. O novo Corolla Cross GR-Sport ressalta apelo esportivo, ao equipar para-choques dianteiro e traseiro de estilo exclusivo da linha GR, além das rodas de liga leve de 18” com novo desenho de contorno preto.

Corolla Cross GR Sport

Foto: Divulgação/Toyota

Ganha spoiler traseiro característico, pintura exterior bicolor em branco-pérola e teto, colunas e retrovisores em preto metálico. Nas portas, detalhe para as listras adesivadas em cores brancas, pretas ou vermelhas – opção de acordo com a cor do veículo. O Corolla Cross GR-Sport é identificado, ainda, pelos emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral.

Corolla Cross GR Sport

Foto: Divulgação/Toyota

Por dentro, tem bancos de couro e ultrasuede, finamente detalhados com costuras em vermelho e emblema “GR” estampado no apoio de cabeça. Os detalhes estéticos de revestimento foram incorporados ao volante (em couro e costura vermelha). Agregando ainda mais exclusividade ao modelo, há uma placa de identificação alocada no console central, com o número da unidade. Na lista de equipamentos de conveniência, o modelo inclui ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow.

Há uma lista de tecnologias, que são entregues por meio do sistema Toyota Safety Sense (TSS): sistema de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), além do sistema de alerta de ponto cego (BSM) e sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA).

Corolla Cross GR Sport

Foto: Divulgação/Toyota

O veículo é equipado com câmera de ré com projeção na central multimídia e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro equipado com alerta de tráfego traseiro (RTCA). É importante observar que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas de direção, e não para substituí-lo.

Também possui sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Estão incluídos Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Controle Ativo de Tração (A-TRC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem ISOFIX, com dois pontos de amarração superior. Assim como as demais versões, o Corolla Cross GR-Sport também tem cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.

Corolla Cross GR Sport

Foto: Divulgação/Toyota

Por meio do sistema de áudio central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9” polegadas, há rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT de 7” polegadas.

O novo Corolla Cross GR-Sport está disponível em três cores: branco lunar (perolizado), vermelho-granada (metálico), ambos com teto pintado em preto-eclipse (metálico); e preto-eclipse (metálico).

Versões e preços do Corolla Cross GR-Sport

・ GR-Sport (Monotone) – R$ 188.490,00
・ GR-Sport (Dualtone) – R$ 189.990,00

corolla crossgazoo racinggr sporttgrToyota
Wandick Donett

Wandick Donett é jornalista, com MBA em Gestão de Negócios. Já passou por vários cargos executivos em redações de Folha de São Paulo, Estadão, Revistas Playboy e Exame, Rádio CBN, Redes de TV Bandeirantes, Globonews e Globo.

Anterior
Renault Kwid E-TECH é lançado como o elétrico mais barato do Brasil
Próximo
Novo visual e motor turbo dão fôlego à Renault Oroch

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência