A Toyota do Brasil apresentou na última quarta-feira (13) o GR Day, evento de imersão da Toyota Gazoo Racing, sobre a história e filosofia da sua divisão esportiva. A experiência ocorreu nas dependências do Autódromo Velo Cittá, em Mogi-Guaçu, com modelos Corolla Cross GR-Sport para a pista de alta velocidade. E para a picape Hilux GR-S foi destinado o teste-drive no trecho off-road do complexo automobilístico. O GR Day teve ainda o MotorSport Experience, com os carros da Toyota Gazoo Racing que participam da Stock Car Brasil.
Ambos os veículos foram desenvolvidos sob a expertise da equipe de engenheiros da marca Toyota Gazoo Racing na América Latina. A ideia é justamente traduzir e levar as lições das pistas de corrida e os carros de performance aos veículos de rua.
Mas nada se compara à emoção de subir a adrenalina dentro de um cockpit dos carros Toyota Gazoo Racing de Tony Kanaan, Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet, todos da Stock Car. Giro alto nos motores, podemos conferir como passageiros duas voltas no autódromo, na companhia dos pilotos vencedores e conhecer a performance esportiva dos veículos.
De volta ao que podemos testar nas ruas, foi possível conferir o desempenho até que surpreendente do Corolla Cross GR-Sport. Foi bastante interessante poder conhecer as habilidades esportivas de um SUV como o Corolla Cross, em alta velocidade.
Gostei do comportamento na pista, direção equilibrada e estabilidade nas curvas. A suspensão ganhou braço estrutural ligado ao chassi para ter mais rigidez ao veículo, aumentando a precisão das respostas e uma condução mais dinâmica. O Software do EPS (Electronic Power Steering) foi ajustado de forma a melhorar a assistência à dirigibilidade, trazendo mais sensação de movimento e domínio do veículo em resposta às manobras.
O trem de força é o mesmo das versões anteriores. Traz o motor Dynamic Force 2.0L Dual VVT-iE1 16V Flex. Abastecido com etanol, rende 177 cv a 6600 rpm, e torque máximo de 21,4 kgfm a 4400 rpm.
O Corolla Cross vem com a transmissão Direct Shift de 10 velocidades, que proporciona trocas mais suaves e sensação de acelerações mais diretas em relação ao CVT convencional. O motorista tem à disposição três modos de condução normal, esportivo e eco, que se adequam ao estilo e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, de acordo com a demanda. O novo Corolla Cross GR-Sport ressalta apelo esportivo, ao equipar para-choques dianteiro e traseiro de estilo exclusivo da linha GR, além das rodas de liga leve de 18” com novo desenho de contorno preto.
Ganha spoiler traseiro característico, pintura exterior bicolor em branco-pérola e teto, colunas e retrovisores em preto metálico. Nas portas, detalhe para as listras adesivadas em cores brancas, pretas ou vermelhas – opção de acordo com a cor do veículo. O Corolla Cross GR-Sport é identificado, ainda, pelos emblemas GR na tampa do porta-malas e na lateral.
Por dentro, tem bancos de couro e ultrasuede, finamente detalhados com costuras em vermelho e emblema “GR” estampado no apoio de cabeça. Os detalhes estéticos de revestimento foram incorporados ao volante (em couro e costura vermelha). Agregando ainda mais exclusividade ao modelo, há uma placa de identificação alocada no console central, com o número da unidade. Na lista de equipamentos de conveniência, o modelo inclui ar-condicionado digital de duas zonas, com sistema S-Flow.
Há uma lista de tecnologias, que são entregues por meio do sistema Toyota Safety Sense (TSS): sistema de pré-colisão frontal (PCS), com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de desvio de faixa (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC), além do sistema de alerta de ponto cego (BSM) e sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA).
O veículo é equipado com câmera de ré com projeção na central multimídia e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro equipado com alerta de tráfego traseiro (RTCA). É importante observar que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas de direção, e não para substituí-lo.
Também possui sete airbags: dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho, para o motorista. Estão incluídos Controle de Estabilidade (VSC), Controle de Tração (TRC), Controle Ativo de Tração (A-TRC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com Freio Eletrônico – Distribuição de Força (EBD), Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS) e dois pontos de ancoragem ISOFIX, com dois pontos de amarração superior. Assim como as demais versões, o Corolla Cross GR-Sport também tem cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensor e limitador de força para o condutor e para o passageiro dianteiro.
Por meio do sistema de áudio central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9” polegadas, há rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets por meio do espelhamento Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT de 7” polegadas.
O novo Corolla Cross GR-Sport está disponível em três cores: branco lunar (perolizado), vermelho-granada (metálico), ambos com teto pintado em preto-eclipse (metálico); e preto-eclipse (metálico).
Versões e preços do Corolla Cross GR-Sport
・ GR-Sport (Monotone) – R$ 188.490,00
・ GR-Sport (Dualtone) – R$ 189.990,00