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Industria AutomobilisticaPorsche

Porsche 911 GT3 encanta por onde passa

por Fernando Calmon 28/04/2022
por Fernando Calmon 28/04/2022
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Porsche 911 GT3

Porsche 911 GT3 (Foto: Divulgação/Porsche)

Depois de um primeiro lote de 40 unidades que já chegaram vendidas ao Brasil no ano passado, a Porsche estuda importar em 2022 mais um lote do 911 GT3. Se já não bastasse o visual tão admirado que ao longo de quase seis décadas manteve o perfil clássico com motor colocado atrás do eixo traseiro, o GT3 exibe uma peculiar asa traseira que chama atenção por onde passa ou estaciona por suas dimensões nada discretas.

Os suportes da enorme asa invertida têm novo desenho destinado a não ocasionar prejuízo ao fluxo de ar sob ela e permitir ajuste manual em quatro posições, elevando a força vertical sobre o eixo traseiro em até 150%. No interior os minúsculos bancos traseiros foram retirados para facilitar a instalação de uma gaiola de proteção. Os bancos dianteiros são do tipo concha em compósito de fibra de carbono e não têm ajuste de inclinação do encosto. Entrar no carro é relativamente fácil, mas ao abrir a porta para sair prepare-se para um exercício de contorcionismo.

Na realidade o GT3 é uma versão de rua dos modelos que disputam as corridas da Porsche Cup ao redor do mundo. Mesmo no modo, digamos, menos esportivo ajustado pela central multimídia não espere o carro enfrentar o asfalto irregular e os buracos sem acentuado desconforto, mas o ronco do motor agrada de tal forma os ouvidos que compensa o sacrifício.

O motor de 4 litros, único da linha 911 de aspiração natural (todos os outros são turbos), entrega 510 cv a nada menos de que 8.400 rpm, com limite de 9.000 rpm. Traz a sensação de um carro esporte dos tempos em que acompanhar o ponteiro do conta-giros subir freneticamente era quase uma catarse. O câmbio automatizado tem sete marchas e uma velocidade de troca extremamente rápida. Acelera de 0 a 100 km/h em ótimos 3,4 s, mas não é o 911 mais rápido. O GT2 de 700 cv faz de 0 a 100 km/h em incríveis 2,6 s.

Preço do GT3: R$ 1.208.900. O 911 menos caro parte de R$ 709.000 com motor turbo (3-litros) de 385 cv a 6.500 rpm e vai de 0 a 100 km/h em 4,2 s.

Alta roda

JETTA GLI, versão de topo importada do México, recebeu alterações na grade frontal, para-choques dianteiro e traseiro, além de novas rodas diamantadas de 18 pol. No interior o acabamento foi refinado. Há um novo volante com borboletas de troca de marchas do câmbio automatizado de duas embreagens: antes seis e agora sete marchas. Central multimídia de 10,1 pol. projetada no Brasil também estreia no Jetta. O motor 2-litros já enquadrado no Proconve PL7 entrega 231 cv. Preço único e alto: R$ 216.990.

FORD decidiu importar sua picape grande F150, já vendida na Argentina, na mesma faixa de porte e preço da Ram, a partir de 2023. Exibiu a versão Lariart na Agrishow, de Ribeirão Preto (SP), com especificação final a definir. A Série F, em suas sete versões, é a picape mais vendida nos EUA há 45 anos. Já se especula que a GM poderia responder importando a Silverado, mas se trata de um mercado restrito pelo alto preço. Também anunciado na Agrishow, S10 e Trailblazer passam a contar com serviço de streaming Spotify nativo.

UBER explicitou os recursos de segurança (antes pouco visíveis) em seu aplicativo de mobilidade após queixas de motoristas e passageiros. Há uma barra horizontal e um botão específico de acesso a um código PIN. Este permite checagem mútua para confirmar se o usuário está no veículo correto e se o motorista pegou a pessoa certa.

Leia também a coluna anterior:


https://carsughi.uol.com.br/2022/04/honda-tera-suv-importado-alem-do-novo-hr-v-nacional/

911esportivoGT3porsche
Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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