Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Patrol: aceleramos a versão policial da Gurgel

por Renato Bellote 03/04/2022
por Renato Bellote 03/04/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Gurgel Patrol

Gurgel Patrol (Foto: Renato Bellote)

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel foi um visionário. E também um gênio, de certa forma, ao pensar em um modelo de automóvel compacto e que pudesse ser adquirido por muitas pessoas. Além disso ter eficiência energética gastando pouco combustível e rodando mais quilômetros dessa forma.

A trajetória da Gurgel Motores começou na década de 60 com alguns modelos para recreação. Logo surgiram versões como o Ipanema, um divertido veículo que tinha um quê de bugue e muita versatilidade para o uso naquela época. Cores diferentes e um estilo próprio fizeram deste e outros modelos um grande sucesso no mercado.

Uma das razões desse êxito da empresa foi a parceria com o Volkswagen, da qual utilizava chassis, motores e transmissão. Esse casamento deu origem a vários modelos que se via em grande quantidade pelas ruas nas décadas de 70 e 80. O X12 é um exemplo de sucesso, além do Carajás, que trazia a mecânica de 1,8 litro da marca alemã.

Mas Gurgel tinha ambições maiores, como foi dito no primeiro parágrafo deste texto. Seu sonho era criar um automóvel próprio, 100% nacional e que fosse mais barato que os concorrentes das marcas tradicionais. O BR-800 nasceu justamente para atender a essa proposta. Com 2,70 metro de comprimento e quatro lugares, no estilo 2 + 2, chegava para ser um modelo urbano e eficiente.

O motor de dois cilindros boxer e 800 cm³ de cilindrada entregava por volta de 36 cv. Isso era algo mais do que suficiente para o deslocamento pelas ruas e avenidas, com ruído peculiar e sempre despertando a curiosidade das pessoas, mesmo naquela época. Uma diminuição governamental da alíquota para veículos de baixa cilindrada impulsionou o projeto.

Mas hoje vamos falar de uma outra versão que deu origem ao carro da matéria. A Motomachine trazia portas removíveis e transparentes, algo inédito até os dias de hoje. A versão Patrol que mostramos aqui foi derivada dela e desenvolvida por encomenda da Polícia Militar de Minas Gerais para avaliação.

Além das características já citadas trazia equipamento para uso policial como cassetete, cones de sinalização, lanterna e a prancheta, além da caracterização com sirene e giroflex. Essa única unidade está em uma coleção e permanece em ótimo estado de conservação. A Gurgel faliu na metade da década de 90 mas seu legado permanece vivo.

Veja também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2022/03/kawasaki-kz1000-conheca-a-moto-do-seriado-chips/

garagem do bellotegurgelgurgel motoresgurgel patrolpolicial
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Com a alta dos combustíveis, GNV fica competitivo
Próximo
Roda, roda e vira: Palmeiras é campeão paulista!

Você também pode gostar...

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue

GWM lança Haval de melhor custo-benefício

De Meo troca automóveis por marcas de luxo

Mais etanol na gasolina a partir de agosto

Porsche comemora 40 anos na Itália com edição limitada em parceria com Ferragamo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Qualidade: por quais motivos a incidência de recall está aumentando no mundo todo?

Parceria Caoa-Hyundai talvez até continue

GWM lança Haval de melhor custo-benefício