A Nissan apresentou à imprensa especializada na semana passada a nova Frontier, que deve chegar ao mercado no fim de abril. Fabricada na cidade de Córdoba (Argentina), a nova Nissan Frontier ganhou mais uma versão de acabamento, batizada de SE. A linha hoje, então, é composta pela Frontier S, SE, Attack, XE e as novas topo de gama, Platinum e PRO-4X. Essas duas últimas custam exatamente o mesmo preço, mas se destinam a públicos diferentes, uma para uso mais urbano e outra para uso off-road, respectivamente.
Na frente, a nova Frontier chega com faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C e nova grade que cria uma imagem de robustez. Na versão PRO-4X, os detalhes reforçam sua diferenciação, fazendo uso inclusive de novos para-lamas e logo da Nissan em vermelho.
Na traseira as lanternas mudaram, o para-choques tem novo formato que forma um degrau para dar acesso à caçamba que é agora mais alta 25 mm que a anterior perto da cabine e 50 mm maior nas laterais. A caçamba suporta até 1.054 litros de carga e 1.043 kg. Dentro dela, existem, ganchos posicionados perto do assoalho, tomada 12V, tampa de abertura com dois amortecedores, o que a deixou mais leve e fácil de manusear.
No interior, o painel de instrumentos tem tela de 7 polegadas e central multimídia de 8 polegadas, com conexão para Android auto e Apple CarPlay. Além disso, é a única do segmento com teto solar e ar condicionado digital dual zone, com saídas de ar para a parte de trás, além de uma 27 porta-objetos.
A segurança também é um item que ganhou reforço, com o alerta avançado de colisão frontal (PFCW), que monitora dois veículos à frente e o veículo diretamente à frente para reduzir o risco de acidentes com vários carros em um eventual engavetamento, por exemplo. Ele atua em conjunto com o assistente inteligente de frenagem (FEB), cuja função é frear o veículo caso o motorista não atue.
Existe ainda o alerta inteligente de mudança de faixa (LDW) que emite um alerta sonoro e visual caso o carro se aproxime da faixa lateral sem acionar a seta. Junto com ele existe o assistente de prevenção de mudança de faixa (LDP) que age automaticamente para trazer o veículo de volta ao centro da pista, atuando no sistema de freios das rodas opostas. Esses são alguns dos principais itens de segurança novos para essa picape.
A versão PRO-4X é destinada ao público que ama um off-road e, para isso, ela tem um seletor na alavanca de câmbio que permite selecionar quatro modos de condução: standart, sport, off-road e tow. Além disso, essa versão tem o bloqueio do diferencial traseiro, ativado através de um botão no painel.
Um item de segurança e também conforto é a suspensão multilink traseira, além dos freios são a disco nas quatro rodas. Quanto à motorização, a nova Frontier traz duas opções, ambas de motor a diesel, uma com 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque e outra com 163 cavalos e 43,3 kgfm.
E a boa notícia é que os preços permaneceram os mesmos para as versões já existentes:
Nissan Frontier S 4×4 MT – R$ 230.190
Nissan Frontier SE 4×4 AT – R$ 258.990
Nissan Frontier Attack 4X4 AT – R$ 263.690
Nissan Frontier XE 4×4 AT – R$ 278.990
Nissan Frontier Platinum 4×4 AT – R$ 314.590
Nissan Frontier PRO4X 4×4 AT – R$ 314.590