Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FordIndustria Automobilistica

Galaxie Ambulância: andamos no único exemplar produzido

por Renato Bellote 21/04/2022
por Renato Bellote 21/04/2022
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Galaxie Ambulância

Foto: Renato Bellote

Na década de 70 o automobilismo brasileiro estava no auge. Esse processo havia começado algum tempo antes com grandes nomes que foram surgindo e se firmando no cenário nacional. Alguns deles foram brilhar no exterior, como foi o caso dos irmãos Fittipaldi.

Nessa época as marcas investiam bastante em várias categorias para demonstrar a qualidade de seus produtos na pista. Isso se refletia nas vendas das concessionárias. Um bom vencedor nas provas de longa duração ou tradicionais do automobilismo geralmente tinha uma boa saída nas lojas.

O Ford Galaxie chegou mercado em 1967, no Salão do Automóvel, e logo conquistou um público de alto poder aquisitivo e que apreciava suas qualidades, especialmente o requinte, o silêncio do motor V8 em funcionamento e a maciez da suspensão com molas helicoidais.

Em 1969 o departamento de estilo e design da marca no Brasil desenvolveu uma perua para transformar em ambulância. Esse projeto foi feito completamente dentro da fábrica e tinha como objetivo principal uma amostra da capacidade técnica para exposição nos eventos de pista. Este exemplar não atendia dentro da fábrica, mas sim nas corridas que a marca patrocinava ou participava.

Um de seus destaques é o interior claro, disponível no modelo apenas durante o ano de 1968. Além disso traz as adaptações necessárias para o serviço, tais como sirene no teto, a correspondente sirene no compartimento do motor e a caracterização para o reconhecimento no trânsito.

Na parte traseira a adaptação foi muito bem feita com espaço para o paciente e também assento extra para acompanhante ou enfermeiro. Por ali também podemos ver o cilindro de oxigênio e uma pequena abertura por onde é possível fazer a comunicação com os passageiros do banco da frente.

Mecanicamente a perua traz o motor com 292 polegadas cúbicas e 4,8 litros, o standard que equipava o modelo na época. Vale ressaltar que nesta versão foram feitas mudanças na suspensão, que não perdeu a maciez, e também no diferencial, o mesmo da picape F-100. O restante vocês conferem no vídeo. Até a próxima semana!

Veja também a coluna passada:


https://carsughi.uol.com.br/2022/04/conheca-uma-replica-do-alfa-romeo-159-de-f1-feita-no-brasil/

ambulânciaFordgalaxiegaragem do bellote
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Avaliação: Toyota SW4 SRX 4×4 vem com motor a diesel e tem preço salgado
Próximo
Deus Vayanne, o elétrico austríaco exótico de 2.230 cv

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

    15/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência