O mercado de SUVs grandes tem seu público fiel e vem recebendo novidades de outras marcas, como foi o caso da Jeep, lançando o Jeep Commander de 7 lugares. A Toyota oferece há bastante tempo a SW4 e recentemente fez mudanças, retirando de linha as versões flex e deixando apenas as versões à diesel.
Andamos na SW4 de 7 lugares e uma das primeiras boas impressões é com relação ao conforto interno, resultado de um bom acabamento dos bancos em couro, luzes de leitura em LED, vários porta-objetos com porta-garrafas nas portas, porta-copos no painel, porta-luvas com chaves e amortecedores, além da terceira fileira de bancos rebatíveis. Além disso, há saída de ar-condicionado central com difusores no teto, que atendem bem a quem está sentado atrás.
Na parte externa, observamos que os para-choques dianteiro e traseiro são pintados na cor do veículo, os retrovisores externos são eletrorretráteis com regulagem elétrica e também na cor do carro, além de faróis de neblina de LED, grade cromada do radiador, 2ª e 3ª colunas pretas, limpador do para-brisa com temporizador de velocidade intermitente, luz de condução diurna em LED, barras longitudinais no teto.
A Toyota SW4 vem ainda com rodas de liga leve aro 18″, aerofólio, faróis (alto e baixo) de LED, lanternas traseiras em LED, moldura lateral dos vidros cromada, estribos laterais na cor preta e maçanetas externas cromadas. A versão que avaliamos de sete lugares oferece porta-malas com 590 litros de capacidade.
Na parte interna, ela está repleta de equipamentos como computador de bordo com tela de 4,2″ de TFT, três modos de direção disponíveis (Power / Eco / Sport), paddle shift atrás do volante para troca de marchas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilados, sistema de multimídia em tela de 8″com TV digital, GPS, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré e câmera 360 graus. Além disso, ela tem sete airbags, controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC), controle de tração (A-TRC), assistente de descida (DAC), de subida (HAC) e de reboque (TSC).
O pacote de segurança traz assistência em frenagem de emergência nas quatro rodas (BAS), assistente de pré-colisão (Pre-crash System – PCS) com detector de pedestre e ciclista e com alerta sonoro e visual e frenagem automática, sistema de alerta de mudança de faixa (Lane Departure Alert – LDA), sistema de Alerta de ponto cego (BSM), sistema de Alerta de tráfego traseiro (RCTA), sistema universal Isofix para fixação da cadeirinha para crianças no banco traseiro, sistema one touch para rebatimento dos bancos traseiros (disponível nas versões sete lugares), sensores de estacionamento dianteiros e traseiro, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), faróis dianteiros (alto e baixo) em LED com ajuste automático de altura e temporizador (follow me home).
A motorização agora é somente à diesel com um motor de 2.8 litros turbo que entrega um torque de 50,9 kgfm a 3.400 rpm e potência de 204 cv. Esse motor trouxe a essa versão um aumento de 15% na potência e de 11% no torque. Aliada a isso está a transmissão automática de seis velocidades, sistema 4×4 de tração com a reduzida acionada de forma eletrônica e bloqueio de diferencial.
Gosto muito do motor a diesel para esse tipo de carro e tive uma impressão muito positiva do conjunto, pois quem precisa de 7 lugares não tem muitas opções no mercado. A SW4 leva com conforto os ocupantes de duas ou três fileiras, é bastante estável, confortável para dirigir – não deixando depois de um tempo dores no corpo – e seu único “senão” é o preço.
Atualmente, os preços* e versões disponíveis são os seguintes:
Toyota SW4 SRX 5 lugares – R$ 380.340
Toyota SW4 SRX 7 lugares – R$ 386.870
Toyota SW4 Diamond – R$ 411.770
*Preço base: Brasília