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Caoa CheryIndustria Automobilistica

Tiggo 5x Pro deverá ser o primeiro híbrido flex da Caoa Chery

por Fernando Calmon 01/03/2022
por Fernando Calmon 01/03/2022
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Tiggo 5x Pro

Foto: Divulgação/Caoa Chery

A engenharia brasileira da CAOA Chery atuou com empenho e eficiência no Tiggo 5x Pro. A empresa informou que ainda este ano lançará seu primeiro modelo híbrido, embora não tenha adiantado que o motor será flex e nem qual o modelo. Confirmei que será flex. O escolhido deve ser o 5x Pro, o mais vendido da marca no Brasil desde 2019.

As mudanças introduzidas no motor para atender os limites de emissões do Proconve L7 não alteraram potência (155 cv e 147cv, etanol e gasolina) e nem o torque de 21,4 kgf.m. O consumo de combustível padrão Inmetro praticamente é o mesmo. Mas aceleração de 0 a 100 km/h melhorou de 10,9 s para 10,3 s em razão da troca da caixa de câmbio, antes automatizada de duas embreagens e seis marchas, e agora CVT de nove marchas com conversor de torque. Também ganhou atraente alavanca seletora de câmbio tipo joystick que permite trocas manuais.

No geral o carro ficou mais agradável de dirigir e silencioso em uso rodoviário. O SUV lida melhor com buracos e valetas com o aumento dos ângulos de entrada (23,4 graus) e de saída (31,5 graus). A nova grade dianteira deu imponência ao 5x Pro que ainda recebeu novos para-choques, faróis e luzes de rodagem diurna em LED e rodas redesenhadas de 18 pol.

Foto: Divulgação/Caoa Chery

Interior foi renovado com destaque para o quadro de instrumentos novo, tela multimídia flutuante de 10,25 pol., melhorias no acabamento, volante agora regulável também em distância, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e teto panorâmico fixo de vidro. Fazem falta frenagem autônoma de emergência e monitor de ponto cego. Preço: R$ 154.990 (por tempo limitado).

Leia também a coluna anterior:

City hatch: estilo atraente e desempenho bem razoável


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Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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