O Grande Prêmio da Arábia Saudita coloca, em minha opinião, quatro pilotos com chances de vitória em função daquilo que foi visto na classificação. Pela ordem de largada: Perez, Leclerc, Sainz e Verstappen. O mexicano da Red Bull conseguiu sua primeira pole position na Fórmula 1!
A impressão geral é de uma Ferrari ligeiramente superior às demais, como Leclerc e Sainz mostraram em todos os treinos. Mas a diferença, sobretudo em relação a Verstappen, é pequena e não se pode excluir a Red Bull na indicação de um eventual vencedor. Qualquer outro desfecho, que não seja a vitória de um desses quatro, será uma clamorosa surpresa e provavelmente vai abalar as finanças dos bookmakers.
A surpresa é que Hamilton não estará atrás desse quarteto, largando apenas em 16º lugar, já que foi eliminado inesperadamente logo no Q1. Já o seu companheiro de equipe, Russell, conseguiu uma posição muito melhor e largará em 6º. Isso levanta dúvida do que possa ter acontecido com o carro do heptacampeão.
Durante o Q2, ocorreu um forte acidente quando Schumacher passou pela zebra, rodou e bateu nas barreiras de concreto do Circuito de Jeddah, quando faltavam ainda 4 minutos e 58 segundos para o encerramento daquela sessão. O piloto saiu consciente, mas foi levado ao hospital para fazer as devidas checagens obrigatórias nesses casos.
Os acidentes ocorridos na Fórmula 2 e na Fórmula 1 fizeram voltar à tona a discussão relativa à falta de segurança desse circuito, o que dificilmente poderá ser corrigido no futuro pois depende do desenho do traçado. Vale lembrar que o GP de Arábia Saudita do ano passado, nesse mesmo circuito, foi marcado por duas bandeiras vermelhas e alguns incidentes.
Confira o resultado completo da classificação:
? QUALIFYING CLASSIFICATION ?
A maiden pole position for Checo! ?#SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/XhWtsv7cxB
— Formula 1 (@F1) March 26, 2022