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Industria AutomobilisticaJaguar

Dirigimos o Jaguar F-Pace SVR, o SUV mais rápido à venda no Brasil

por Vagner Aquino 24/03/2022
por Vagner Aquino 24/03/2022
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Jaguar F-Pace SVR

Foto: Vagner Aquino

Dentre tantos SUVs disponíveis no mercado nacional, o Jaguar F-Pace SVR é um dos que mais chamam a atenção. E não só pelo preço (R$ 793.150) ou pelo visual parrudo, baseado por belas rodas de 22 polegadas cobertas, mas pela mecânica. Trata-se, portanto, do SUV mais potente já produzido pela marca britânica.

Nesse quesito, portanto, a Jaguar dá um show. Para dar uma mãozinha aos que gostam de pisar fundo, a divisão de preparação SVO (Special Vehicle Operations) caprichou. Para mover o Jaguar F-Pace SVR, a inglesa adotou um V8 Supercharger de 550 cv. O torque fica em 71,4 kgfm, mas aparece tarde, aos 3.500 rpm. Mas isso está longe de ser um problema. Para se ter ideia, em números, acelera de 0 a 100 km/h em 4 segundos e tem a velocidade máxima de 286 km/h.

Para se ter ideia da rapidez, o modelo cravou a volta mais rápida para um SUV no Autódromo de Interlagos, na capital paulista. Nesse sentido, o percurso de 4,3 km foi completado em apenas 1:54,576. E o veículo estava na configuração original. Ou seja, exatamente como você nesta página.

Vida a bordo

Os números do grandalhão assustam. Afinal, são 4,76 metros de comprimento, 2,07 m de largura e nada menos que 2.133 kg de peso. Mas a eletrônica ajuda a condução a ficar mais prazerosa (e fácil). Tem diversas tecnologias de assistência ao motorista, controle de cruzeiro adaptativo e também do monitor de fadiga, que detecta quando o motorista está sonolento. Neste caso, um alerta é emitido, sugerindo uma pausa para descanso ou para um café.

Jaguar F-Pace SVR

Foto: Vagner Aquino

Sistema de segurança, aliás, é o que não falta. Tem desde a tecnologia ESP e direção Servotronic, até alerta de ponto cego e câmeras com visão 360 graus. E dá para contar também com a ajudinha do monitor de fadiga, que detecta quando o motorista está sonolento. Neste caso, um alerta é emitido, sugerindo uma pausa para descanso ou para um café.

Jaguar F-Pace SVR

Foto: Vagner Aquino

Na prática, fica difícil conter os ímpetos. O silêncio a bordo é total. Nada de chacoalhões. A princípio, além do bom conjunto de suspensões Adaptive Dynamics e outras vantagens, tem, de quebra, ar-condicionado com filtro ionizador para dar aquela refrescada. E dá para modificar características da direção, motor e módulos de controle do amortecimento. Basta selecionar o modo por um botão no console central.

Conjunto visual

Para bater de frente com a Volvo e a trica alemã Audi, BMW e Mercedes-Benz no mercado de luxo, a Jaguar aposta numa aerodinâmica mais refinada. Tem para-choque dianteiro com enormes entradas de ar. Solução também vista nos para-lamas. Na prática, isso melhora a admissão de ar no motor reduzindo a pressão no arco das rodas. Além de tudo, melhora o sistema de freios. Há aberturas também no capô dianteiro para resfriar o cofre do motor e melhorar a eficiência.

Jaguar F-Pace SVR

Foto: Vagner Aquino

Na parte de trás, o F-Pace SVR tem spoiler exclusivo. Aerofólio e dupla saída de escape deixam o conjunto ainda mais esportivo. Nas ruas, imponência é a primeira palavra que vem à cabeça de quem olha o Jaguar F-Pace SVR. Mérito do porte físico parrudo assinado pela grade com contorno em tom negro e pelo visual invocado. Todas as luzes têm iluminação com LEDs.

Interior

Jaguar F-Pace SVR

Foto: Vagner Aquino

Do lado de dentro, o Jaguar F-Pace SVR dá um show de luxo e tecnologia. Aliás, para lembrar que está a bordo da configuração mais potente do SUV, a marca aposta em assentos dianteiros com logotipo SVR em alto relevo.

O câmbio automático de 8 marchas tem relações selecionáveis por meio de aletas (de alumínio) atrás do volante. A cereja do bolo é a tela central de 11,4 polegadas, que reúne além do controle de várias funções do carro (como o ar-condicionado, por exemplo). Essa tela, a princípio, dá acesso à plataforma de conectividade Pivi Pro, com conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema tem atualização remota. O quadro de instrumentos, em HD, tem 12,3″.

Jaguar F-Pace SVR

Foto: Vagner Aquino

Mesmo antes de ligar o motor, o SUV agrada com a boa ergonomia e a facilidade de manuseio dos comandos – desde os ajustes elétricos dos bancos (14 posições) até o seletor de tração. Por fim, porta-luvas refrigerado, teto solar panorâmico, soleiras iluminadas, sem contar que tem alumínio, couro e revestimento aveludado por todos os lados.

Itens de série

Apesar da esportividade, o Pace tem lista de mimos digna do seu tamanho um tanto quanto avantajado. De série: teto solar, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, volante multifuncional revestido em couro e shift-paddles. Computador de bordo e sistema de navegação, evidentemente, não poderiam ficar de fora. Se faltou algum item? Difícil. Afinal, o lado ruim do SUV britânico é somente o preço, que cabe no bolso de apenas uma parcela da população.

Ficha técnica - Jaguar F-Pace SVR

Motor5.0 V8, a gasolina, 32 válvulas, DOHC
Potência550 cv entre 6.250 rpm e 6.500 rpm
Torque71,4 kgfm entre 3.500 rpm e 5.000 rpm
CâmbioAutomático de 8 velocidades
Tanque de combustível83 litros
0 a 100 km/h4,0 segundos
Velocidade máxima286 km/h
Tração4x4 com tração sob demanda
Comprimento4,76 metros
Altura1,67 metro
Largura2,07 metros
Entre-eixos2,87 metros
Ângulo de ataque20,5 graus
Ângulo de saída23,1 graus

avaliaçaoF-PACEJaguarSUVsvr
Vagner Aquino

Vagner Aquino é jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e atua no setor automotivo desde 2008. Foi editor do Caderno de Automóveis do jornal Diário do Grande ABC, atuou em veículos como O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e programa Auto+, e fez trabalhos para sites e revistas como MotorShow e AutoEsporte.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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