Na volta do El Clásico ao Santiago Bernabéu, o Barcelona goleou o Real Madrid. Vitória por 4 a 0, um verdadeiro passeio que é resultado da notória evolução da equipe catalã e das más escolhas de Ancellotti para a partida.
Não é exagero: o 4 a 0 ficou barato para o Real Madrid. Aubameyang teve duas ótimas chances, uma em cada etapa, e Ferrán Torres também desperdiçou cara a cara com Courtois.
E por que o Barcelona ficou tão à vontade no clássico? A resposta é simples: a ausência de Benzema pautou Ancellotti a fazer as escolhas erradas na escalação da equipe. Sem seu principal jogador, era evidente que o Real Madrid exploraria Vinícius Júnior para atacar os visitantes. Por isso, Xavi optou por escalar Ronald Araújo na direita, e o defensor fez uma excelente partida.
Além disso, sem o homem de referência no ataque, Modric teve o papel de atuar entre os zagueiros do Barcelona. Isso acabou com o meio-de-campo do Real Madrid. Foi crucial para que o time catalão tivesse mais posse de bola e explorasse os espaços vazios do adversário.
Piorou quando Ancelloti sacou Carvajal, improvisou Nacho na direita e atrasou Casemiro para a zaga. O Barcelona rapidamente marcou dois gols. Era, definitivamente, a pior partida do Real Madrid nesta temporada e a noite mais infeliz do treinador italiano.
Já o Barcelona, o momento é diferente. A evolução se concretizou com muito brilho. São 12 partidas sem derrota (nove vitórias e três empates). A última derrota aconteceu na semifinal da Supercopa do Rey, em 20 de janeiro.
Saiu da nona posição e foi à terceira na La Liga. Tem 12 pontos a menos que o Real Madrid, mas com um jogo a menos. Na Liga Europa, superou o Galatasaray após uma atuação de muitos altos e baixos; mas o crescimento dessa equipe é incontestável.
Não dá para resumir o momento apenas com “Xavi encaixou o time”. O treinador reconduziu a equipe no caminho das vitórias. Encaixar o time significa encontrar um modelo de jogo, mas nem sempre simboliza resultados. Hoje, no Santiago Bernabéu, o Barcelona de Xavi concretiza a evolução em todos os aspectos.