A maior diferença entre São Paulo e Corinthians ficou nítida no clássico de hoje no Morumbi. No tricolor, vemos com muita clareza as ideias e orientações que Rogério Ceni passa à sua equipe. Já no alvinegro, os jogadores ainda não conseguem reproduzir o jogo idealizado por Vitor Pereira.
O São Paulo tem momentos em que sobe mais as linhas de marcação, trabalha por mais tempo a bola no campo de ataque e cresce no jogo. Há situações em que precisa recuar, dar a bola ao adversário e apostar em jogadas de velocidade. Tudo isso vai de acordo com o que ocorre na partida.
Hoje, após a lesão de Fagner, no início do primeiro tempo, o São Paulo insistiu em jogadas pelo lado direito da defesa corintiana, onde João Victor jogou improvisado. Tentou tantas vezes por ali que o gol, enfim saiu, ainda na etapa inicial.
O Corinthians, por sua vez, tinha muita dificuldade na saída de bola. A equipe não conseguiu trabalhar a bola no meio-de-campo. Renato Augusto estava como referência no ataque, e Paulinho não foi bem. Giuliano tentava uma movimentação ou outra mais interessante, mas era um time sem aproximação.
Na etapa complementar, vale destacar a jogada do segundo gol do São Paulo. A movimentação de Calleri no lance chama atenção. Ele faz o “facão” e cruza para o meio da área. A jogada já é característica desta equipe, e se repete com cada vez mais êxito.
No geral, foi um jogo muito amarrado, de poucas finalizações. O São Paulo dominou o Corinthians, mas também não foi brilhante. A partida evidencia o contraste entre uma equipe com trabalho já consolidado e outra que está muito no início.
Não são só as propostas de Ceni, mas também é preciso ressaltar o trabalho que vem da base. Os garotos de Cotia garantiram a vitória sobre o São Bernardo, que classificou o São Paulo à semifinal. O projeto tem protagonista: Alex. E também tem frutos: Pablo Maia, o maior achado para esta temporada.
Vitor Pereira está há três semanas no Corinthians e ainda não conseguiu impor suas ideias de jogo. A justificativa é o pouco tempo para treinos, afinal, o time joga duas vezes na semana. Agora, terá um período maior de preparação para a estreia na Libertadores.
Com isso, o Corinthians é eliminado do Paulista com quatro derrotas — todas em clássicos. Já o São Paulo, quebra um longo tabu contra o rival e vai à segunda final estadual consecutiva.