Por Márcio Leitão, fundador e CEO da BMZ Concessionárias Digitais
Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado de seminovos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China. Mesmo com o cenário de pandemia, podemos ter esperança de boas projeções. Segundo a Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, 2022 poderá ter um crescimento de 4,6% das vendas de veículos. Para se ter uma ideia, entre 2020 e 2021 houve um aumento de 30% no mercado e neste ano é esperado uma alta de 20%.
Muito desse crescimento se deve ao surgimento das concessionárias digitais, que durante a pandemia cresceram esporadicamente e trouxeram maior comodidade, já que permitem que todo o processo de compra e venda de um automóvel aconteça de forma totalmente rápida e virtual.
Com isso, confira abaixo essa e mais outras tendências para quem deseja prosperar e fazer bonito no mercado automotivo em 2022:
1. Maior participação feminina no mercado automotivo
Acima de tudo, é preciso ressaltar que carro não é só coisa de homem e, felizmente, esse termo vem sendo quebrado aos poucos. As mulheres estão cada vez mais conquistando seu espaço, principalmente num setor onde a predominância é masculina. Dados da General Motors (GM) do Brasil apontam que 40% das mulheres brasileiras já investiram no veículo próprio, além de influenciarem na decisão de compra de 70% dos casos. Porém, infelizmente, em questão salarial e profissional, a diferença ainda é gritante e as empresas precisam se “reciclar” quanto a isso.
2. Concessionárias digitais
Os dois últimos anos foram desafiadores para o setor automotivo, fazendo com que as concessionárias se adaptassem ao “novo normal” e realizando seus serviços de forma virtual. E aqui pode-se destacar o trabalho das concessionárias digitais, que têm se tornado tendência entre os consumidores. Se antes era preciso ir pessoalmente até uma loja física para trocar de veículo, agora tudo pode ser feito de forma totalmente segura e remota, para a comodidade de todos.
Além disso, sabemos como o processo de compra e venda é burocrático, e com as concessionárias digitais, a situação muda, pois todo aquele trabalho de financiamentos, checagem de multas, dentre outros, é realizado pela empresa, transmitindo uma maior segurança ao consumidor.
3. Veículos elétricos e híbridos (foco na sustentabilidade)
A preocupação das empresas em relação à sustentabilidade está cada vez mais evidente e os carros elétricos chegaram para ficar. Apesar dos preços ainda não serem tão atrativos, dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) mostram que, só em janeiro, foram 2.558 emplacamentos de carros elétricos e híbridos no Brasil, um crescimento de 93% sobre os 1.321 emplacamentos de janeiro de 2021. A tendência agora é que esses projetos sustentáveis comecem a sair dos papéis.
4. Maior conectividade
O conceito de ‘carro conectado’ vem ganhando cada vez mais força e se tornou um dos critérios de decisão de compra. Com a chegada do 5G no Brasil, as montadoras devem expandir serviços de conectividade e tecnologias de segurança, tornando os veículos como um objeto de entretenimento para seus condutores, mas claro, frisando sempre a segurança. Recursos como: modo de streaming, acesso ao wi-fi, tela no banco traseiro, dentre outros, irão ganhar destaque no setor.